Parque Tecnológico de Santos lança processo de pré-incubação para games
Consiste em um seminário de imersão de seis dias, cujo propósito é desenvolver características essenciais para empreendedores, como iniciativa, persistência, planejamento, tomada de risco calculado
06/10/2025 - segunda às 18h00O Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova) iniciou ações para impulsionar o ecossistema de jogos digitais na região. O primeiro passo é uma série de três encontros quinzenais de pré-incubação, programados para 8 e 22 de outubro e 5 de novembro, sempre a partir das 18h.
Os encontros tem um limite de 40 vagas e as inscrições podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/evento/encontro-de-pre-incubacao-de-estudios-no-parque-tecnol ogico-de-santos/3139130
O objetivo é abrir espaço de diálogo com profissionais, coletivos e estúdios independentes da região para compreender suas necessidades e desafios e, assim, estruturar um processo de incubação alinhado à realidade do mercado.
Durante os encontros o Sebrae também abordará assuntos do lado empreendedor do mercado de games, como modelagem de negócios. A escuta ativa permitirá que o parque, em conjunto com seus parceiros, desenhe um modelo de apoio mais assertivo, capaz de impulsionar a economia criativa e gerar novas oportunidades de negócios.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO
Logo após as reuniões, o Sebrae realizará o primeiro Empretec voltado para o mercado de games, entre os dias 10 a 15 de novembro. O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela ONU, aplicado em mais de 40 países e promovido pelo Sebrae no Brasil. Consiste em um seminário de imersão de seis dias, cujo propósito é desenvolver características essenciais para empreendedores, como iniciativa, persistência, planejamento, tomada de risco calculado, etc.
"Para viver dos jogos, também é essencial que cada criador se desenvolva como empresário, aprendendo a gerir, escalar e sustentar seu negócio criativo. Nesse caminho, o Sebrae estará lado a lado, fortalecendo competências de empreendedorismo e inovação, para que os jogos feitos aqui conquistem mercados e futuros." afirmou Márcio Cruz, do Sebrae.
Poderão participar desenvolvedores, estúdios de games independentes, profissionais da economia criativa e empreendedores que atuam no setor de jogos digitais. A ação reforça o papel do parque como articulador de inovação e parceiro da comunidade criativa, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa