POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Peruíbe aprova o Dia do CAC

Anualmente, em agosto, o Legislativo fará a entrega dos títulos de "CAC Destaque do Ano"

06/10/2025 - segunda às 04h00

Situação contraditória?
Após ser reconhecida, no ano passado, como o primeiro município da história do Brasil a receber o título de "Cidade das Aves" pelas organizações Environment for the AmericasAmerican Bird Conservancy, por abrigar mais de 500 espécies de aves — inclusive em risco de extinção —, Peruíbe passará a celebrar uma nova data: o Dia do CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), que será comemorado anualmente em 10 de agosto. Esse projeto de decreto legislativo é de autoria dos vereadores Adilson da Táxi Van (PSB), Cristen na Mira (MDB), Dr. Fernando Huraguti (PP), Fábio Mariano (PL), Gustavo Tamer (PSB), Júlio César dos Santos, o Julinho (União), Kaio Lima (Republicanos), Pedrinho D’Lara (Avante), Serginho Fonseca (PSDB) e Sérgio Teté (PP).

Combate ao preconceito
O texto prevê que o Legislativo fará uma sessão solene, em agosto, em homenagem ao Dia do CAC, com o objetivo de homenagear e reconhecer a atuação dos CACs do Município com a entrega dos títulos de "CAC Destaque do ano", indicados pelos vereadores. A proposta prevê, ainda, valorizar o papel dos CACs na promoção da segurança, do esporte e da cultura, além de promover debates, palestras e outras atividades de interesse público relacionadas ao tema para disseminar "informações corretas sobre a atuação dos CACs, combatendo preconceitos e incentivando a prática esportiva, cultural e social dentro dos parâmetros da lei".

Voz isolada
Adriana Lima (PT) foi a única parlamentar contrária à aprovação da propositura na sessão do último dia 17, quando a proposta recebeu o aval da Casa de Leis, apesar dos protestos de integrantes da causa animal de Peruíbe, conselhos municipais de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem) e de Defesa do Meio Ambiente (Condema), do coletivo Cidade das Aves e de vários cidadãos que repudiaram a criação de uma data para homenagear caçadores.

Péssima ideia
"A caça é proibida em nosso país. Peruíbe se destaca internacionalmente por ser a primeira Cidade das Aves do Brasil. Nosso município possui mais de 50% do seu território ocupado por unidades de conservação e temos uma administração pública e sociedade civil atuando intensamente na defesa dos animais silvestres. Apesar disso, os vereadores consideraram que homenagear caçadores seria uma boa ideia", lamentou a ambientalista e engenheira agrônoma Mari Polachini, que preside o Combem.

Doação
Na próxima quarta-feira, será assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santos e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para formalizar a doação de áreas na Zona Noroeste, segundo informou à coluna o coordenador do escritório descentralizado da SPU na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, Emerson Santos.

Retorno a Santos
Em contrapartida, a Administração Municipal assume o compromisso de fazer a regularização fundiária e a urbanização desses locais. A formalização desse documento contará com a participação da geóloga e diretora do Departamento de Destinação de Imóveis da SPU, Cassandra Nunes (PT), que atuou como vereadora em Santos entre 1997 e 2012.

Mais transparência
O vereador de São Vicente Tiago Peretto (União) apresentou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei 116/2025, que autoriza a instalação e utilização de câmeras corporais nos coletes, fardas e demais vestimentas de uso oficial dos integrantes da Guarda Civil e dos agentes de trânsito. O objetivo dessa medida é assegurar maior transparência e segurança jurídica na atuação dos servidores públicos.

Experiência exitosa
Na avaliação do parlamentar, as gravações obtidas serão utilizadas como prova e fiscalização para prevenir eventuais abuso durante a atuação desses trabalhadores. "Experiências em diversos municípios e estados brasileiros demonstram que o uso desses equipamentos resulta em redução de conflitos, denúncias infundadas e condutas inadequadas, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições públicas", destacou.

Fazendo história
Na última quarta-feira, a deputada estadual Ediane Maria (PSOL) assumiu a liderança do partido na Assembleia Legislativa. Ela é a primeira trabalhadora doméstica a ocupar essa função no Parlamento paulista.

Grande responsabilidade
"Carrego comigo a responsabilidade de representar a classe trabalhadora, a luta por moradia e povo de periferia. Será um espaço ocupado com o objetivo de fortalecer os interesses do povo de São Paulo e continuar no enfrentamento contra a extrema direita, alinhada ao governo de Tarcísio, que atrasa os avanços em políticas públicas", destacou.

Transferência
A ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT) deixou ontem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa e foi transferida para um quarto do Hospital SerPiero, localizado no bairro da Vila Mathias, para dar continuidade ao tratamento clínico e fisioterápico, após sofrer um AVC, na última quarta-feira.