Brasil conquista ouro, prata e bronze no Challenge da Guatemala de Badminton
O país conquistou três medalhas no torneio internacional: ouro nas duplas masculinas, prata nas duplas femininas e bronze nas duplas mistas
06/10/2025 - segunda às 06h00As duplas brasileiras encerraram com destaque sua participação no Challenge da Guatemala de Badminton, disputado em Ciudad de Guatemala. O país conquistou três medalhas no torneio internacional: ouro nas duplas masculinas, prata nas duplas femininas e bronze nas duplas mistas.
O título brasileiro veio com Davi Silva e Fabrício Farias, campeões nas duplas masculinas. A dupla superou os canadenses Kevin Lee e Ty Alexander Lindeman em uma final emocionante. Após perder o primeiro set, os brasileiros reagiram e garantiram a virada por 2 a 1 (11/21, 22/20 e 21/17), conquistando o ouro e somando pontos importantes no ranking mundial.
Na final das duplas femininas, as irmãs Jaqueline e Samia Lima disputaram o ouro contra as japonesas Mao Hatasue e Kanano Muroya. Em partida equilibrada, as brasileiras lutaram ponto a ponto, mas acabaram superadas por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16), ficando com a medalha de prata e o vice-campeonato.
O Brasil também subiu ao pódio nas duplas mistas com Davi Silva e Samia Lima, que conquistaram o bronze. A dupla venceu os guatemaltecos Daniel Ochoa e Adriana Chiong nas quartas de final por 2 a 0 (21/14 e 21/13), mas acabou parada nas semifinais diante dos canadenses Timothy Lock e Chloe Hoang, que venceram por 2 a 0 (21/10 e 22/20).
Sobre a CBBd
A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de Badminton, Parabadminton e Airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade. A CBBd tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA, DAIANOX, LUDI e Centro Cultural da Ásia em São Paulo (Yawen). Siga a CBBd nas redes sociais: X, instagram e facebook.