Boulos: vitória da esquerda em 2026 exige organização e estratégia unificada
O deputado federal esteve ontem em Santos para conversar com militantes e lideranças progressistas. "A tarefa agora é derrotar o fascismo e defender o Brasil", ressaltou
03/10/2025 - sexta às 03h15Missão para 2026
A vitória da esquerda nas eleições de 2026 passa, obrigatoriamente, pela união de forças e por uma estratégia unificada. Essa foi a principal mensagem do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em um ato político realizado na noite de ontem, na sede do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. A atividade acompanhada pela coluna reuniu um espectro diversificado de lideranças e militantes de partidos e movimentos sociais.
Responsabilidade histórica
Diante do avanço da extrema-direita no País, o parlamentar reforçou que o campo progressista deve priorizar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e construir uma maioria no Congresso Nacional. "Cada um aqui pode achar que o Governo Lula erra em um ponto ou outro, mas precisamos ter responsabilidade histórica. A tarefa agora é derrotar o fascismo e defender o Brasil. E isso só será possível com unidade”, reiterou.
Virando o jogo
Durante o discurso de cerca de 30 minutos, o parlamentar destacou a importância de a Câmara ter aprovado, na última quarta-feira, a proposta que garante a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e cria a taxação de 10% sobre lucros e dividendos para quem recebe mais de R$ 1,2 milhão por ano. “Pela primeira vez, colocamos na agenda pública do Brasil que quem tem mais, tem que pagar mais. Foi uma vitória histórica, conquistada, inclusive, pela pressão popular das manifestações do último dia 21”, afirmou.
Força das ruas
Boulos reforçou que a mobilização nas ruas foi determinante para virar o cenário político. “Até pouco tempo atrás, estávamos no canto do ringue, com a extrema-direita pautando o debate público. Mas o vento começou a virar. Eles tentaram o PL (projeto de lei) da anistia e a chamada PEC da Bandidagem, mas fomos para a rua e mostramos força. Essa vitória é nossa e do povo brasileiro”, disse.
Corrente positiva para Telma
Assim como outras lideranças presentes no evento, o deputado federal desejou plena recuperação à ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT), que está internada no Hospital Beneficência Portuguesa, desde a última quarta-feira, após ter sofrido um AVC. "Quero vir aqui na próxima eleição e andar novamente no buggy rosa com ela na Zona Noroeste, igual fizemos da outra vez. A Telma é uma 'guerreirona' e uma companheira imprescindível", ressaltou.
Voz fundamental
A deputada estadual Ediane Maria (PSOL), primeira empregada doméstica da história eleita na Assembleia Legislativa, também participou do evento e mencionou a importância de levar para o parlamento vozes historicamente invisibilizadas. “Vocês me colocaram lá dentro. Foi o movimento social, o sindicato, foi o povo que nunca teve vez dentro daquela Casa de Leis. Isso, para nós, é um contra-ataque da classe trabalhadora”, afirmou.
Vai para a Papuda
A parlamentar fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lembrando que ele foi o único deputado federal a votar contra a PEC das Trabalhadoras Domésticas. “Nós vamos vê-lo na cadeia, na Papuda (prisão de segurança máxima de Brasília), que é o lugar de canalhas e fascistas como ele”, declarou, sendo aplaudida pelo público. Ediane também direcionou críticas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem acusou de ter abandonado São Paulo para correr para Brasília para defender o aliado político e articular anistia para golpistas.
Preparando terreno para 2026
O Novo está fazendo encontros regionais para ampliar a presença nas principais cidades paulistas, com o objetivo de fortalecer a sigla para as eleições do próximo ano. Após realizar esse evento em Ribeirão Preto, Piracicaba e Taubaté, a legenda fará amanhã, das 9h30 às 12h30, essa atividade em Santos (Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga).
Aposta
Uma das apostas da sigla é o ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal Ricardo Salles, que pretende concorrer ao Senado. O parlamentar foi escalado para apresentar uma análise dos bastidores de Brasília e falar das perspectivas do partido para São Paulo e para o País.
Focada na CPMI
A deputada federal Adriana Ventura também participará desse encontro e deverá falar sobre sua atuação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Várias lideranças regionais também confirmaram presença nessa atividade, como a vice-prefeita de Santos Audrey Kleys, a vereadora de Mongaguá Paula Jacó, o ex-vereador de Itanhaém Silvinho Investigador e o empresário Marcelo Rocha, que concorreu à Prefeitura de São Vicente no ano passado.
Debate essencial
O vereador de Santos Chico Nogueira (PT) presidirá hoje a audiência pública para discutir a implementação da tarifa zero no transporte coletivo do Município. O evento ocorrerá a partir das 19 horas, na Câmara. O petista é o autor do projeto de lei que pretende implementar a gratuidade nesse serviço público essencial.
'SUS' para a mobilidade urbana
O deputado federal Jilmar Tatto (PT), que elaborou uma proposta de igual teor a nível nacional, também participará dessa atividade comandada por Chico, que defende a criação de um fundo com recursos municipais, estaduais e federais para garantir a isenção das tarifas. “A ideia é fazermos uma espécie de 'SUS' para a mobilidade urbana. A nossa cidade foi pioneira na gratuidade do transporte público aos domingos, no Governo da Telma de Souza. Hoje, outras cidades adotaram a medida, inclusive, São Paulo”, explicou.