São Vicente sedia Encontro Regional que reforça a importância da humanização e das redes de cuidado
Profissionais dos nove municípios da Baixada Santista participaram de evento
02/10/2025 - quinta às 13h50Plano Municipal de Humanização, ações sobre o tema e produção de redes de cuidado. Esses foram alguns dos temas abordados no 'Encontro de Humanização em Saúde da Baixada Santista', nesta sexta-feira (26), na Associação Comercial de São Vicente. A ação contou com a presença de profissionais da saúde das nove cidades da Baixada Santista.
A atividade iniciou com a psicóloga e articuladora do Departamento Regional em Saúde- IV (DRS-IV), Mara Regina Anunciação, que abordou a política Estadual de Humanização (PEH) e Ações do Grupo de Trabalho de Humanização Regional (GTHR).
Posteriormente, foi a vez da coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde de São Vicente, Daniela Crescente Arantes Araújo Marques falar sobre o Plano Municipal de Humanização. São Vicente foi a primeira Cidade da Baixada a publicar no Boletim Oficial Eletrônico (BOM) um plano de humanização com indicadores, metas e diretrizes. Ele é destinado a promover uma política institucional de humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais.
Por fim, a fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo Gestor de Humanização da Secretaria do Estado (SES), Dra. Cristiane Marchiore, abordou sobre a produção de redes de cuidado: "As redes de cuidados nas unidades de saúde são essenciais para garantir a continuidade e a integralidade no atendimento, promovendo uma abordagem mais humana e colaborativa, onde os profissionais trabalham em conjunto para atender as necessidades de saúde de cada indivíduo, fortalecendo a conexão entre os diferentes níveis de atenção."
"Foi muito bom o encontro de hoje, poder discutir esse tema tão importante e compartilhar com profissionais de outros municípios é sempre uma troca de experiências e aprendizado", pontua Danilo Ribeiro Santos , coordenador de Atenção Hospitalar de São Vicente.
"Investir em humanização é investir na qualidade do cuidado. Fortalecer as redes de atenção e promover encontros como este são passos fundamentais para garantir um sistema de saúde mais acolhedor para a população", afirma a Secretária da Saúde, Michelle Santos.