Estado decide retirar dois pontos de pedágio da Padre Manoel da Nóbrega
O anúncio foi feito ontem pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)
02/10/2025 - quinta às 02h00Mudança de planos
Após receber diversas reclamações de moradores do Vale do Ribeira e de lideranças políticas locais, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) decidiu rever o planejamento dos futuros pontos de pedágio da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Dos três pórticos inicialmente previstos, será mantido apenas o de Miracatu, na saída para a Rodovia Régis Bittencourt.
Alívio no bolso
No final de agosto, o chefe do Executivo já havia divulgado que os moradores do distrito de Ana Dias, em Itariri, teriam isenção da cobrança de pedágio. No entanto, houve a conclusão que essa medida ainda seria insuficiente. Por esse motivo, ficou decidido que os pórticos de Pedro de Toledo e Itariri seriam eliminados, reduzindo os custos de motoristas que transitam pelos municípios do Vale do Ribeira.
Vitória do mandato
"Nossa luta pela isenção dos pedágios está avançando. Continuem contando com o meu mandato", ressaltou a deputada estadual Solange Freitas (União). O anúncio do governador foi feito ontem, durante o almoço com parlamentares da base aliada, no Palácio dos Bandeirantes.
Respeito à população
A medida foi celebrada por Tenente Coimbra (PL), que também faz parte da Assembleia Legislativa. "Essa medida também vai aliviar o bolso dos moradores do Vale do Ribeira, ao passo em que o progresso chega de forma estrutural na região, com direito a mais segurança viária, Infraestrutura, lazer e respeito com a população”, destacou ele. A atividade contou, ainda, com a participação do deputado estadual Paulo Mansur (PL).
Orçamento paulista em pauta
A Câmara de Itanhaém recebe hoje, às 18 horas, a audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa para ouvir as reivindicações da população e as sugestões que poderão ser incluídas na peça orçamentária de São Paulo de 2026. No ano passado, foram destinados cerca de R$ 40 milhões em emendas a partir de pedidos apresentados pela população nesses encontros.
Receita bilionária
Na última terça-feira, o governador encaminhou ao Parlamento paulista o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que prevê receitas de R$ 382 bilhões.
Susto
A ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT) está internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa, desde ontem. No início da tarde, a petista sofreu um mal súbito em casa. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o atendimento e a levou para o complexo de saúde, onde foi submetida a uma série de exames.
Celebrando a vida
Na noite da última segunda-feira, Telma celebrou os 81 anos de vida ao lado de familiares, amigos e companheiros de caminhada na política no bar Quintal da Véia, localizado no bairro da Encruzilhada, em Santos.
Boulos em Santos
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) estará hoje em Santos para participar de uma atividade, a partir das 18 horas, no saguão do Edifício Acadêmico 1 - Professora Mariângela de Araújo Gama Duarte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Baixada Santista, que fica na Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias.
Contra-ataque
O parlamentar vem percorrendo o País, com o objetivo de organizar e mobilizar os movimentos sociais, sindicais, populares e progressistas para construir uma estratégia unificada de avanço da esquerda para as eleições do próximo ano diante das ofensivas da extrema-direita no País. Nos últimos dias, ganhou força nos bastidores a possibilidade de Boulos assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República no lugar de Márcio Macêdo (PT).