COMO NOS TEMPOS DE PREDESTINADO

Gabigol pega o Flamengo com poder de decisão próximo ao do auge

De predestinado a preterido em seis anos, Gabigol retornará ao Maracanã nesta quinta-feira (2) para enfrentar o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no banco de reservas do Cruzeiro

01/10/2025 - quarta às 11h57

Mas que a torcida rubro-negra não se deixe levar tanto pela perda de status daquele que foi o principal jogador em atividade no país entre 2019 e 2021: Gabigol está atualmente, pelo Cruzeiro, mais próximo de ser decisivo como foi no auge do que nas temporadas em que se tornou dispensável pelo Flamengo.


O Bolavip Brasil contabilizou todos os gols marcados e as assistências de Gabigol nas temporadas do atacante desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2018, levando em consideração os minutos jogados para chegar às participações diretas em gols. O descobriu que Gabigol, apesar de reserva na Raposa, precisa atualmente de menos minutos em campo para ser decisivo do que nas últimas temporadas pelo Flamengo.


Gabigol pelo Cruzeiro: uma participação direta a cada 110 minutos


Este ano, Gabigol tem oscilado entre jogos como titular e como reserva no Cruzeiro: são exatos 18 jogos como titular e outros 18 saindo do banco de reservas. São 12 gols marcados e quatro assistências no período, uma participação direta em gol a cada 110 minutos. O número está longe de ser ruim. Mesmo saindo do banco, Gabigol tem sido capaz de ajudar a Raposa, como foi no caso da partida contra o Flamengo, no primeiro turno: na ocasião, o jogador fez valer a lei do ex e deixou a sua marca na vitória por 2 a 1 no Mineirão.


Auge de Gabigol pelo Flamengo: uma participação a cada 87 minutos


Os números pelo Cruzeiro são positivos, mas aquém do que Gabigol alcançou entre 2019 e 2021, quando voou pelo Flamengo. Nas três temporadas, somou 138 participações diretas em gol em 12.052 minutos jogados, uma média de uma participação direta a cada 87 minutos. Não à toa, foi á época em que Gagibol se tornou ídolo rubro-negro e passou a ser convocado pela seleção brasileira.


Decadência de Gabigol: uma participação a cada 160 minutos


Entre 2022 e 2024, Gabigol saiu de jogador incontestável para dispensável para o Flamengo. Além dos problemas de relacionamento entre jogador e diretoria que foram minando a relação no período, a queda de rendimento foi o principal fator: foram 67 participações diretas em gols em 10.441 minutos jogados. Uma média de uma participação direta a cada 160 minutos. No fim de 2024, a relação já estava tão desgastada que nem o título da Copa do Brasil fez com que o atacante não saísse pela porta dos fundos.


Minutos jogados por Gabigol para cada participação direta desde 2018:

2018 (Santos) - 154 minutos

2019 (Flamengo) - 90 minutos

2020 (Flamengo) - 84 minutos

2021 (Flamengo) - 86 minutos

2022 (Flamengo) - 142 minutos

2023 (Flamengo) - 174 minutos

2024 (Flamengo) - 163 minutos

2025 (Cruzeiro) - 110 minutos


Sobre o Bolavip Brasil

O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.


O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).