POLÍTICA

Cresce a desaprovação da Câmara e melhora percepção sobre o governo Lula, diz pesquisa Pulso Brasil

Episódios como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas explicam o desgaste na imagem, avalia especialista

30/09/2025 - terça às 18h00
No recorte social, destaque para a aprovação do governo entre a classe média (51% de avaliação positiva contra 46% de avaliação negativa). - Ricardo Stuckert

No holofote do noticiário político com a chamada PEC da Blindagem (ou PEC das Prerrogativas), a Câmara dos Deputados atingiu em setembro 70% de desaprovação, segundo a mais recente pesquisa Pulso Brasil Ipespe. O resultado representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (63%), realizado em julho.

“O descontamento reflete atitudes dos deputados amplamente repercutidas pela mídia, como o motim no plenário e a PEC das Prerrogativas. Certamente esses episódios contribuíram para o desgaste na imagem da Câmara”, comentou o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, do Ipespe.

Governo Lula – segundo a pesquisa, o Executivo foi na contramão da avaliação negativa da Câmara nos últimos dois meses: metade (50%) dos entrevistados apontou que aprova o governo do presidente Lula, um avanço de sete pontos percentuais em relação à aprovação apurada no levantamento anterior (43%).

A pesquisa estratifica a percepção do governo entre diferentes orientações políticas, mostrando que a aprovação é superlativa entre eleitores de esquerda (95%), mas também supera a desaprovação entre eleitores de centro (49% de avaliação positiva contra 45% de avaliação negativa). No recorte social, destaque para a aprovação do governo entre a classe média (51% de avaliação positiva contra 46% de avaliação negativa).

Senado – sem uma agenda que o colocasse sob o foco da atenção pública, o Senado, por sua vez, viu sua imagem oscilar positivamente na mesma pesquisa. Ainda assim, a maioria dos entrevistados (59%) disse que desaprova a atuação dos senadores (eram 61% na pesquisa anterior). Em julho, uma a cada quatro pessoas (25%) aprovavam a atuação da Casa, índice que chega agora a 26%, no levantamento que acaba de ser divulgado.

Judiciário – a grande exposição do STF no julgamento da “trama golpista” influenciou a pesquisa e levou ao aumento de três pontos na aprovação da Corte (de 43% para 46% no período); a desaprovação caiu de 49% para 44%, invertendo assim as posições de cada uma das avaliações na pesquisa (a aprovação do STF passou a superar, em dois pontos percentuais, a desaprovação no atual levantamento).

A Pesquisa Pulso Brasil Ipespe foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, tendo como objetivo identificar a aprovação dos Poderes e a percepção dos noticiários entre os brasileiros. O levantamento ouviu em todo o país 2.500 pessoas, com idade a partir de 16 anos.

Andrezza Oliveira