GESTÃO

Comissão cobra Sabesp sobre obra inacabada na Ilha Caraguatá e trocas nos sistemas de drenagem

A CEV foi presidida pelo vereador Guilherme do Salão (PSB) que, a partir de diligências realizadas, citou alguns pontos que necessitam de intervenção da Sabesp, como a substituição das estruturas do sistema de drenagem e esgoto

30/09/2025 - terça às 12h43

Na última sexta (26/09), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata de propor e fiscalizar medidas para as enchentes e alagamentos que afetam o município se reuniu para discutir o tema. A CEV foi presidida pelo vereador Guilherme do Salão (PSB) que, a partir de diligências realizadas, citou alguns pontos que necessitam de intervenção da Sabesp, como a substituição das estruturas do sistema de drenagem e esgoto, a conclusão da obra no trecho da Rua José Cascardi, na Ilha Caraguatá, e vazamentos de esgoto. Representantes da Sabesp e das pastas de Obras e Manutenção também estiveram na reunião.


O parlamentar citou que o trecho da obra inacabada, na Ilha Caraguatá, tem causado muitos transtornos aos moradores, comprometendo a mobilidade e a segurança da população. Além disso, Guilherme solicitou a substituição das lajes dos Poços de Visitas (PVs) - estruturas dos sistemas de drenagem e esgoto que possibilitam acesso e manutenção das tubulações subterrâneas - por peças em material pré-moldado para garantir maior durabilidade e segurança, bem como reparos nas atuais estruturas - feitas de concreto convencional - que já apresentaram trincas. O vereador destacou que tais medidas têm como objetivo evitar acidentes e a deterioração da via pública.


Sônia Succar, coordenadora da Sabesp, explicou que os novos contratos da Sabesp são mais criteriosos quanto à qualidade do material e à execução da obra para evitar que esse problema volte a acontecer. Ela disse também que a companhia está providenciando a substituição de parte da tubulação por uma mais resistente para aumentar a eficiência operacional e reduzir as manutenções complexas e que está previsto no atual contrato a pavimentação das vias que tiverem operações da empresa. Segundo ela, o pavimento foi uma reclamação unânime entre os municípios atendidos pela companhia e o objetivo é estabelecer um padrão para a pavimentação nas cidades com atuação da empresa.


Além disso, Sonia afirmou que houve a ampliação na área de atendimento para as áreas rurais, exceto as que possuem restrições legais. "Vai ter muita obra [da Sabesp] no município. Em Cubatão, a gente tem mais de duzentos e vinte milhões em obras acontecendo" destacou ela.


Guilherme também cobrou dos representantes de Obras e de Manutenção estudos e inspeção da rede pluvial (macro e microdrenagem) nos bairros da Ilha Caraguatá, Vila São José e Vila Nova e a interligação dos pontos de algumas das redes de drenagem. Marcia Mesquita, representante de Obras, informou que a pasta já está viabilizando a contratação de empresa que realize o estudo. No entanto, ressaltou que o investimento é alto e demanda muito tempo. Já Elmo Ferreira, secretário de Manutenção, alertou que as intervenções de interligação devem ser precedidas de estudos para que sua alteração não acarrete ônus ao sistema.


No encontro, os vereadores Marcinho (PSB), relator, e Edson Mota (União Brasil), membro foram representados por seus assessores. Tinho (PSD) também compôs a mesa. Para o próximo encontro da comissão, agendado para quarta-feira (01/10), as empresas Ecovias e Rumo serão convidadas.