Em Cubatão famílias da Mantiqueira escolhem apartamentos do novo morar nesta quinta (25)
Evento será a partir das 13h30 no Bloco Cultural
25/09/2025 - quinta às 03h00A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) informa que os moradores do núcleo Mantiqueira realizam a escolha dos apartamentos em que irão habitar em breve no novo empreendimento habitacional da cidade, situado no Jardim São Francisco. A ação ocorre nesta quinta (25), a partir das 13h30, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº) e será coordenada pela Sehab.
Das 150 famílias do núcleo, 109 estão aptas a escolherem as unidades que querem habitar. As outras ainda estão finalizando a entrega de documentação. Para Andrea Castro, secretária de Habitação, a iniciativa representa um marco na política pública de habitação no município, destacando o envolvimento das famílias durante todo o processo, desde a mobilização inicial até a escolha das unidades habitacionais, fortalecendo o vínculo comunitário e oferecendo segurança no processo de transição.
O empreendimento, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e chamado provisoriamente Cubatão W/Z. Está situado no Jardim São Francisco, em área cercada por muito verde e conta com 174 apartamentos com varanda, elevadores, área de lazer e espaço pet. Todos os cães e gatos dos moradores já foram microchipados e vacinados para acompanhar seus tutores na mudança. A comunidade solicitou que o nome "Mantiqueira" seja oficialmente incluído no novo conjunto como forma de preservar sua identidade — a proposta está em análise. A entrega das chaves está prevista ainda para este ano e beneficiará 100 famílias de Cubatão e 50 de Santos, já que o núcleo está localizado na divisa entre os dois municípios.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar, ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 7 – energia limpa e acessível, ODS 10 – redução das desigualdades, ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – consumo e produção responsáveis, ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – parcerias e meios de implementação.