MP EM AÇÃO

Locação de carros pela Câmara do Guarujá entra na mira da Operação Via Fracta

Com Polícia Civil e TCE, GAECO dá cumprimento a oito mandados em três cidades

24/09/2025 - quarta às 12h09

O MPSP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combatge ao Crime Organizado (GAECO), o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) da Polícia Civil e a Unidade Regional de Santos (UR – 20) do Tribunal de Contas do Estado deflagraram, na manhã desta quarta-feira (23/9), a Operação Via Fracta no âmbito de uma investigação em que se apura possível fraude à licitação e superfaturamento, entre outros crimes, relacionada a pregão virtual que culminou com a assinatura de contrato de locação de veículos pela Câmara Municipal de Guarujá, para uso profissional dos vereadores.


As investigações tiveram início em 2024, em razão de representação que aportou no GAECO, dando conta de suposto esquema entre empresas previamente coligadas, que, na verdade, fariam parte de um mesmo grupo, e o então presidente da Câmara dos Vereadores de Guarujá.

Com o aprofundamento das investigações, o TCE realizou vistoria e apurou diversas irregularidades na execução contratual, corroborando o teor da representação.

Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, na capital, em São Bernardo do Campo e no Guarujá, inclusive na Câmara dos Vereadores.