Representantes de Okinawa, Japão, conhecem sistema de monitoramento de Praia Grande/SP
O Cicoe é referência na área de segurança da região
24/09/2025 - quarta às 03h00Representantes de Okinawa, no Japão, estiveram nesta segunda-feira (22) no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande para conhecer o sistema de monitoramento da Cidade. Com mais de 3.600 câmeras e dotado de modernos recursos, o parque tecnológico praia-grandense é uma referência na região na área de segurança pública.
O grupo foi recebido pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, que apresentou as funcionalidades dos recursos e algumas ocorrências de êxito que contaram com o auxílio do monitoramento.
O Chefe de Gabinete de Praia Grande, Katsuo Yonamine, natural de Okinawa, foi quem intermediou a visita e explicou que o grupo é responsável por intercâmbios realizados entre Brasil e a Ilha de Okinawa. “Vieram para o Brasil para alguns compromissos oficiais em São Paulo e outras cidades, já que o Brasil é a maior colônia de japoneses”.
Participaram da visita Oshiro Kazuki, Taira Tsugiko e Noriko Koga, que demonstraram bastante interesse no funcionamento do Cicoe. “Houve essa oportunidade de virem também para Praia Grande e eles ficaram bastante impressionados com o que viram aqui no Cicoe, principalmente por toda a tecnologia envolvida”.
Atualmente, no Cicoe são monitorados mais de 3.600 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.
Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.