Praia Grande

Praia Grande está na disputa do prêmio Top Destinos Turísticos 2025

De forma online, votação acontece gratuitamente até 10 de novembro

23/09/2025 - terça às 17h00

Lindas praias, belezas naturais, infraestrutura de primeira e diversas  atrações culturais, gastronômicas, de lazer e megashows são apenas  alguns ingredientes que compõem a receita praia-grandense que encanta  quem visita essa terra apaixonante. O quarto destino turístico mais  visitado em todo o Brasil no verão e o segundo no Estado de São Paulo,  Praia Grande está disputando novamente o prêmio Top Destinos  Turísticos e depende do voto popular para chegar na próxima fase. Em  2025, as categorias escolhidas por Praia Grande foram “Turismo Sol e  Praia”, “Turismo Cultural” e “Turismo de Esportes”, com votação  gratuita pelo link https://topdestinossp.com.br/cidades/praia-grande/  até 10 de novembro.
Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e  Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål  Internacional São Paulo, a premiação do Top Destinos Turísticos é  benquista pelo secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande,  Mauricio Petiz. Para ele, a cidade ser campeã dessa iniciativa traz  inúmeros benefícios.
“Ser eleita como vencedora do prêmio permite que a Cidade possa  garantir divulgação totalmente positiva, o que fortalece a vinda de  mais turistas e também mais investimentos. Então, é isto que buscamos:  mostrar como Praia Grande tem atrativos nestas três categorias e  estarmos entre os finalistas do prêmio. Contamos neste primeiro  momento com os votos de moradores e turistas para que possamos estar  na segunda fase, com análise do júri técnico”, afirmou.


Saiba mais sobre cada categoria:


Categoria Sol e Praia – Esta categoria Praia Grande conhece bem: foi  vencedora em 2022 e já esteve como finalista em outras edições. Sol e  mar são a combinação perfeita na Cidade que possui 22,5 quilômetros de  praias, com ciclovia e calçadão revitalizados em toda a extensão, além  dos modernos quiosques. Os Espaços Kids, Praça da Água (espaço com  jatos d’água que saem do chão para recreação infantil), duas boutiques  do peixe e feiras de artesanato fazem parte da Cidade que é escolhida  por milhões de turistas ao longo do ano. Só para exemplificar em  números: apenas no período do Ano Novo, o Município recebe cerca de 2  milhões de pessoas.
Além disso, durante a temporada de verão, a Cidade realiza as  atividades nas tendas do Estação Verão Praia, projeto que oferece  práticas físicas, esportivas, ações culturais e musicais gratuitas  para todas as idades.


Categoria “Turismo de Esportes” – Praia Grande é referência em turismo  esportivo no Estado de São Paulo. Por conta da excelente  infraestrutura de equipamentos, com destaque para modernos ginásios,  pista de atletismo oficial homologada pela Federação Internacional e  piscina semiolímpica, coberta e aquecida, a Cidade recebe ao longo de  todos os meses milhares de atletas que disputam competições oficiais  nos cenários municipal, regional, estadual, nacional e até  internacional.


A infraestrutura esportiva da Cidade é robusta: 12 ginásios de  primeira linha distribuídos por diversos bairros, incluindo três  Centros de Excelência (ginástica artística, judô e o de iniciação ao  esporte), além de piscina semiolímpica, pista de atletismo, seis  pistas de skate, quadras de bocha e malha, campos de grama sintética e  escolas, de surfe, esportes náuticos e de praia. Toda essa estrutura  foi desenvolvida com investimentos que ultrapassaram R$35 milhões nos  últimos anos.


Neste ano de 2025, Praia Grande recebeu o título de Cidade Esportiva  do Estado de São Paulo. O prêmio foi concedido pela Associação dos  Secretários Municipais de Esportes e Lazer, por excelência na promoção  do esporte-educação, envolvimento técnico e impacto social positivo.


Também nesta temporada, o Município ficou com o segundo lugar na  categoria ‘Cidade com a maior quantidade de corridas de rua na Região  F’.
Categoria “Turismo Cultural” – A Cidade abriga o principal Complexo  Cultural da Baixada Santista: o Palácio das Artes, tendo o Teatro  Serafim Gonzalez (com 513 lugares), Galeria de Artes Nilton Zanotti,  Hall de Entrada, Hall Superior, Salão de Eventos, Museu da Cidade e  Biblioteca Municipal como atrações. No local, variados eventos  gratuitos são promovidos aos moradores e turistas, que podem  prestigiar também espetáculos e musicais produzidos no Núcleo  Artístico Palácio das Artes, ações educativas e exposições de renome  nacional, como o Salão de Artes Plásticas.


A Cidade possui um vasto calendário turístico cultural com eventos  como Estação Verão Show, Sexta Musical, Vila Junina e Praia Games. As  Feiras de Artesanato fixas e itinerantes são um exemplo disso: são  visitadas por milhares de pessoas ao longo do ano e promovem os  trabalhos dos artesãos da Cidade, fomentando o comércio local. Além  disso, pontos turísticos tradicionais, como Parque da Cidade e a Área  de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho), recebem programações musicais e  apresentações de teatro, que proporcionam cultura aos turistas e  moradores.


Prêmio Top Destinos – Criada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de  Vendas e Marketing do Brasil) e a Skal Internacional de São Paulo  (associação voltada aos profissionais do turismo), a premiação tem  como objetivo identificar e divulgar os melhores destinos turísticos  do Estado de São Paulo, trazendo o sentimento do pertencimento na  população residente.