São Vicente coleta mais de 260 kg de lixo em mutirão no Dia Mundial da Limpeza
Praia do Gonzaguinha foi palco de ação ambiental que reuniu voluntários e reforçou a importância da preservação do mar
23/09/2025 - terça às 12h41São Vicente mostrou que cuidar do meio ambiente é uma missão coletiva. Na manhã deste sábado (20), o município se uniu ao movimento global do Dia Mundial da Limpeza e promoveu um mutirão na Praia do Gonzaguinha (altura da Fonte das Crianças). A ação, organizada pela Prefeitura de São Vicente por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Esportes (Sespor), Guarda Municipal e o Projeto Ecomar, reuniu voluntários, instituições e empresas em prol da conscientização ambiental.
Ao todo, foram retirados 260 kg de lixo da faixa de areia e do entorno. Entre os principais resíduos coletados estavam garrafas plásticas, madeiras, tecidos, etc. Além da limpeza, o evento promoveu atividades educativas, sorteios de brindes e dinâmicas voltadas à sustentabilidade, tornando o momento informativo e também lúdico para todas as pessoas.
"Entendemos que essa data comemorativa vai além da limpeza de praia, pois incentiva a união, nos mostra na prática os impactos presentes em nossas praias e demonstra como existem grupos e projetos que lutam para reduzir os impactos do lixo no mar. Isso nos dá esperança de que conseguiremos salvar o nosso oceano, pois juntos sempre seremos mais fortes", ressaltou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Mário Bueno.
A ação também contou com apoio da SICRED, Unesp, Aquário de São Paulo, Trevo Soluções Ambientais, GCM Ambiental, Grupo Escoteiros do Ar, Etec Ruth Cardoso, Escola Técnica Circuito, Rotary Clube de São Vicente, Lions Clube de São Vicente, Protege, Cooperscar Tortugas e voluntários.
Movimento global
O Dia Mundial da Limpeza já mobiliza milhões de pessoas em mais de 200 países. A iniciativa promove ações voltadas ao combate ao lixo, à poluição das águas e ao descarte inadequado de resíduos sólidos.
No Brasil, mais de 1,2 mil cidades aderiram ao movimento em 2025. Em São Vicente, além do evento no Gonzaguinha, outras iniciativas também ocorreram: a AMEI Vera Lúcia Machado realizou uma ação na Náutica III, e a UE Laura Filgueiras promoveu uma atividade educativa com alunos na Praia do Itararé.