Plataforma inovadora de Santos liderada por mulheres e destaque na revista Forbes
Juicyhub aposta em diversidade econômica e social nos ambientes de inovação e quer incentivar economia criativa para além das Capitais e dos grandes centros
23/09/2025 - terça às 09h00O Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de SP, ganhou novas adesões nos últimos meses e conta atualmente com 74 ambientes credenciados. Sediada em Santos, ingressou no Spai a plataforma híbrida de inovação social, economia criativa e empreendedorismo Juicyhub. A empresa se define como "um dos poucos hubs liderados por mulheres no Brasil".
A Juicyhub atua nas áreas de conteúdo para marcas, eventos e educação para comunidades e espaços de coworking. A missão é conectar empreendedores e transformadores ao futuro do mercado, incentivando esse trabalho inclusive nas cidades litorâneas e fora das capitais. A ideia é valorizar a economia criativa regional, acelerar a adoção de trabalho remoto e híbrido e atuar para gerar impacto nos negócios locais, valorizando a Baixada Santista como região para realização econômica, social e pessoal dos envolvidos e incentivando empreendedores de outras chamadas "cidades médias" a fazer o mesmo.
"O nosso desafio é que, hoje, por não estarmos na capital e o ecossistema da Baixada Santista ainda ser embrionário, é necessário realizar fomento, eventos e programas. Vemos o Spai como uma alternativa para acesso a recursos para acelerar nosso crescimento e impacto. Ter acesso à rede e nos conectarmos com outros hubs, parques tecnológicos e estruturas similares nos interessa, especialmente em municípios que ainda são emergentes quando o assunto é inovação", explica Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub.
Gênero
Entretanto, Ludmilla ressalta que a ideia não é somente usufruir da estrutura do Spai, mas também contribuir. "Como é um hub liderado por mulheres, queremos trazê-las para a nova economia. Discutir gênero em ambientes de inovação e tecnologia é uma das nossas frentes", declara a empreendedora, que atualmente se define como designer e city maker e foi destaque em reportagem da revista Forbes no ano passado, devido especialmente ao seu trabalho na cidade de Santos.
Por meio do Juicyhub, a empreendedora – que acumula uma série de certificações e premiações nacionais e internacionais – pretende criar na cidade mais oportunidades para mulheres e a juventude em geral, incentivar a criação de ambientes propícios à inovação que tenham cultura nativa de diversidade, promover também variante socioeconômica (ela acredita que a cidade é movida basicamente pela economia tradicional), entre outras iniciativas.
"Ficamos felizes por ter no nosso sistema empreendimentos que apostem em diversidade e trabalhem pela economia regional. O desenvolvimento da Inovação também passa por esse tipo de atuação", diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan. O Spai é um programa estratégico criado para incentivar a interação entre os ambientes inovadores do Estado de São Paulo, com o objetivo de gerar benefícios concretos, econômicos e sociais, para as cidades e suas populações.
Secretaria de ciência e Técnologia e Inovação