PREMIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Escolas de São Vicente são reconhecidas com Prêmio Excelência Educacional

Catorze unidades se destacaram nos resultados do Saresp 2024 e receberam o prêmio em cerimônia realizada na Diretoria de Ensino de São Vicente

23/09/2025 - terça às 03h00

Um total de 14 escolas municipais de São Vicente foram contempladas na tarde desta segunda-feira (22) com o Prêmio Excelência Educacional de São Paulo, ofertado pela Secretaria de Educação do Estado pelos resultados de desempenho na alfabetização. A solenidade foi realizada na Diretoria de Ensino de São Vicente, órgão que abrange os municípios de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.


A avaliação é baseada nos resultados do Saresp de 2024, do qual 470 municípios foram premiados com um total de R$ 80 milhões em reconhecimento. O prêmio é uma das iniciativas do programa Alfabetiza Juntos SP e visa incentivar os municípios a avançarem na alfabetização infantil, com um fundo financeiro para os municípios premiados.


As escolas premiadas em São Vicente foram UE CAIC Ayrton Senna Da Silva (Humaitá), Amei Duque de Caxias (Guaçu), UE Ercília Nogueira Cobra (Vila Margarida), UE Pastor Joaquim da Silva (Náutica 3), UE Antonio Fernando dos Reis (Voturuá), UE Jorge Bierrenbach Senra (Rio Branco), UE José Meirelles (Quarentenário), UE Sebastiao Ribeiro da Silva (Náutica), UE Constante Luciano Houlmont (Vila Valença), UE Luiz Pinho Filho (Humaitá), UE Octavio de Cesare (Catiapoã), UE Leonor Stoffell (Samaritá), AMEI Vera Lucia Machado Massis (Náutica 3) e UE Raquel de Castro Ferreira (Morro dos Barbosas).


"Enalteço o trabalho das equipes gestoras, das famílias e, claro, dos professores, que estão na linha de frente, levando aprendizagem para os nossos alunos", destacou a secretária de Educação de São Vicente, Michelle Paraguai. A titular da pasta salientou que o prêmio também fortalece a política de alfabetização da rede municipal ao longo de 2024 e 2025. "Essa parceria com o Estado é fundamental para o trabalho desenvolvido desde a educação infantil até os anos finais, em um percurso significativo", afirmou Michelle, citando a importância do programa Alfabetiza Juntos, promovido em regime de colaboração com o Estado.


Presente na cerimônia, a vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti, valorizou o trabalho de cada unidade escolar, com seus diretores e professores, em conjunto com a Seduc. "É a união de forças que faz com que as escolas cheguem a essa premiação de mérito educacional", pontuou.


Dirigente de ensino da Diretoria de São Vicente, Joelma Alves da Silva falou sobre a dedicação de cada profissional para a obtenção de resultados. "Nos emocionamos, realmente, porque são professores que se dedicam o ano inteiro e que só temos a agradecer. Que esse prêmio seja um símbolo de suas conquistas e um incentivo para continuar buscando a excelência em todas as áreas de suas vidas ".