São Vicente inicia construção do CAPS III Rio Branco 24h
Unidade fortalecerá atendimento psicossocial, com acompanhamento especializado
22/09/2025 - segunda às 22h00A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), deu início às obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Jardim Rio Branco. A nova unidade será voltada ao atendimento especializado de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, reforçando a rede de atenção psicossocial de São Vicente.
O projeto está na fase de fundação, etapa na qual é construída a base da estrutura da unidade. O espaço contará com área de acolhimento, sala de atendimento individualizado, sala de atividades coletivas, espaço interno de convivência (Área de estar para paciente, acompanhante e visitante), quarto coletivo com acomodações individuais (para acolhimento noturno com duas camas), quarto de Plantão (Sala de Repouso Profissional), sala administrativa, sala de reunião, farmácia, área de serviços e área externa de convivência.
A unidade é destinada a pacientes a partir de 18 anos com intenso sofrimento psíquico e transtornos mentais severos e/ou persistentes. O novo Centro de Atenção Psicossocial funcionará 24h sem a necessidade de agendamento prévio, permitindo o acolhimento imediato de pacientes em situação de crise ou que necessitem de acompanhamento contínuo em saúde mental.
O projeto é custeado via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), graças às tratativas entre Governo Federal e Município.
"A construção do CAPS III Jardim Rio Branco representa mais um avanço para o atendimento, acolhimento e tratamento de pacientes que necessitam de assistência em saúde mental. A nova unidade trará melhor estrutura, acesso e qualidade não só para aqueles que precisam, mas, também, para os servidores que estarão atuando no local, com melhores condições de trabalho e um ambiente mais adequado para oferecer um cuidado humanizado e eficiente", destacou a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Nova Saúde São Vicente
Lançada em dezembro de 2021, no primeiro ano de mandato da atual gestão municipal, a iniciativa já concretizou entregas históricas que visam transformar o sistema de saúde pública da Cidade, fornecendo atendimento digno aos pacientes e estrutura para que os profissionais possam exercer seus trabalhos.
Outras entregas, como o Hospital do Vicentino, o Pronto-socorro do Rio Branco e o novo Complexo Materno Infantil - cujasobras estão em estágio final - já indicam a nova fase na qual a saúde de São Vicente se encontra. Além disso, a Administração Municipal já promoveu a reforma de 18 das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e outras seis unidades estão em obras para atender a população com dignidade e conforto.