A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Ato contra anistia a Bolsonaro e PEC da Blindagem reúne multidão em Santos

Grande adesão à mobilização surpreendeu positivamente as lideranças políticas e sindicais

22/09/2025 - segunda às 02h00

Recado dado
Centenas de pessoas se concentraram, na tarde de ontem, em frente à Estação da Cidadania, em Santos, onde ocorreu uma grande mobilização contra os projetos de lei que tratam da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. A mudança na Carta Magna prevê que deputados federais e senadores somente serão processados criminalmente no Supremo Tribunal Federal (STF) após o aval dos próprios parlamentares. 

Surpresa positiva
Além de representantes de partidos políticos de viés progressista, sindicatos, entidades estudantis e organizações da sociedade civil, a mobilização também contou com a participação de muitas pessoas de diversas idades indignadas com a tentativa de parlamentares legislarem em causa própria. Muitos também defenderam a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes. A forte adesão popular ao ato surpreendeu positivamente diversas lideranças políticas e sindicais.

Lição de casa
Três vereadores santistas discursaram do alto do caminhão de som: Chico Nogueira (PT), Débora Camilo (PSOL) e Marcos Caseiro (PT), que criticaram os deputados federais Rosana Valle (PL) e Delegado Da Cunha (PP) por votarem favoravelmente à PEC e ao pedido de urgência para a Câmara apreciar em plenário a proposta de anistia. O ex-vereador e médico infectologista Evaldo Stanislau também deu o seu recado ao reforçar que era necessário dizer sim à vida, à Justiça e ao Brasil e reforçou a importância de a população eleger deputados federais e senadores realmente comprometidos com as demandas sociais.

PEC Frozen
Primeiro suplente do PSOL na Câmara, o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista Fábio Mello arrancou risadas de algumas pessoas durante o discurso ao se referir à PEC da Blindagem como "PEC Frozen" em alusão à princesa de um dos filmes da Disney e à canção principal do filme, intitulada "Livre Estou".

Terror de Bolsonaro
O advogado Gabriel Miceli discursou em nome do diretório municipal do PSB. Ele lamentou a posição da maioria da bancada do partido, que apoiou a PEC da Blindagem, e enalteceu a grande mobilização popular de ontem. "O povo unido é o terror de Jair Bolsonaro. Nosso grito, em uma só voz, deve ser: sem anistia", frisou.  No início da noite, os participantes do ato seguiram em caminhada até a Praça da Independência, no Gonzaga, onde a mobilização foi encerrada após alguns discursos. 

Relembrar é viver
No último sábado, o ex-prefeito de Mongaguá Márcio Cabeça (Republicanos) gravou um vídeo em frente ao Centro Médico Ana Maria Lúcio Pereira. O ex-gestor municipal lembrou que o prédio, que abrigou o antigo Pronto-Socorro de Agenor de Campos, estava abandonado e servia de ponto para o consumo de drogas até ser reformado e transformado novamente em uma unidade de saúde durante a gestão dele.

Busca por soluções
Sem citar o nome da atual chefe do Executivo, Cristina Wiazowski (PP), Cabeça disse que quem está à frente da Cidade precisa parar de reclamar e culpar os outros pelos problemas do Município. "Simplesmente trabalhe e busque soluções e projetos para atender melhor a nossa população, porque quem ganha com isso não é o meio político, mas os moradores de Mongaguá", reiterou ele, que hoje é um dos assessores do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos). 

Orçamento vicentino em pauta
A Prefeitura de São Vicente realiza hoje a audiência pública para tratar do Plano Plurianual (PPA)  2026-2029 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente a 2026. A atividade ocorrerá a partir das 18 horas, na Associação Comercial de São Vicente, que fica na Rua Jacob Emmerich, 1.238, Parque Bitaru). 

Vitória
O vereador de Guarujá Anderson Bernardes (Pode) esteve reunido recentemente com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Rezende. Durante a audiência, articulada pela deputada federal Renata Abreu (Pode), a titular da pasta garantiu que, a partir da nova concessão do sistema de travessias do Litoral Paulista, os pedestres estarão isentos da cobrança de tarifas nas balsas.

Fim do aluguel de bicicletas
No final de junho, durante visita a Santos, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) já havia antecipado essa informação. Naquela ocasião, ele até brincou ao dizer que a atual gestão acabaria com "o aluguel de bicicletas" para pedestres viajarem de balsa entre Santos e Guarujá sem ter que pagar a tarifa. Atualmente, os ciclistas não pagam por esse serviço.