MOBILIDADE URBANA

Em relatório final, CEV de Rony Martins aponta melhorias para o sistema cicloviária de Cubatão

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratou de soluções e melhorias para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas de Cubatão apresentou na terça-feira (16), o relatório final das atividades desenvolvidas pelo grupo

20/09/2025 - sábado às 10h03

 Presidida por Rony Martins (PSD), a CEV composta por Alessandro Oliveira (Republicanos), relator, e Tinho (PSD), membro, teve como objetivo estudar formas de garantir a segurança, a mobilidade e a dignidade dos cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Os encontros contaram com a participação das secretarias municipais de Turismo, Obras, Planejamento, Segurança Pública e Trânsito, bem como ciclistas que transitam pelo município.


Inicialmente instaurada pelo vereador Wilson Pio (in memorian), a retomada da CEV se deu pela necessidade de aprofundar o debate sobre os problemas corriqueiros da malha cicloviária de Cubatão, como a ausência de infraestrutura, trechos inseguros e mal conectados e a falta de sinalização. A princípio, o objetivo envolveu buscar soluções praticas e discutir legislações específicas a fim de construir uma cidade mais moderna e ambientalmente responsável, fomentando o comércio, valorizando os espaços públicos e estimulando o turismo local.


Durante as reuniões, foi discutida a importância de um projeto cicloviário atualizado, com novas rotas e manutenção das ciclovias existentes para atender às demandas de mobilidade urbana da população. A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) realizou ações como pintura, sinalização e instalação de balizadores e bloqueadores em trechos como a Avenida 9 de Abril, a Joaquim Jorge Peralta e a Rua Maria Graziela, respectivamente nos bairros da Vila Nova e do Jardim Casqueiro.


Também foi revitalizado o trecho entre o colégio UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto e a Rua 25 de Dezembro, conectando-o à ciclovia existente, além de incluir uma ciclovia na nova rotatória da Avenida 9 de Abril para garantir continuidade e mais segurança no trânsito. A proposta de implantação de uma lombofaixa - faixa de pedestres com elevação, projetada para reduzir a velocidade dos veículos em pontos de travessia - na saída da ciclovia da Avenida Henry Borden para a 9 de Abril está em análise técnica, assim como a proibição de parada de veículos na ciclofaixa da Rua Vereador Luís Campos Reis.


Outros pontos discutidos incluem a conexão cicloviária entre a Avenida 25 de Dezembro e a Martins Fontes, que está com o estudo de viabilidade em andamento pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) e a CMT. A conexão entre a Ponte do Arco-Íris e a Fabril enfrenta limitações de infraestrutura, enquanto a implementação na Rua Carlos Gomes, no Jardim Casqueiro, foi considerada inviável, sendo proposta a Rua Brasília como alternativa.


De acordo com o relatório, a pasta de Turismo se comprometeu a sinalizar a Rota Márcia Prado até o Píer do Casqueiro em seis meses. Além disso, a Secretaria de Obras avaliará a implantação de ciclovias estratégicas, como extensões da 9 de Abril ao Polo Industrial, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni ; outra que conecte a Avenida Cruzeiro da Sul à Vila dos Pescadores ; o bairro Jardim Nova República ao Jardim Casqueiro e, outra conexão, do Casqueiro ao Centro da Cidade, visando promover mobilidade sustentável e segurança aos ciclistas.


Por fim, o relatório ainda menciona que os vereadores continuarão monitorando o progresso dos estudos nas áreas envolvidas com o objetivo de viabilizar projetos e sua adequação técnica. O documento enfatiza a importância de iniciativas para conscientizar a população sobre o transporte cicloviário, promovendo a sustentabilidade e a eficácia dessas estruturas a longo prazo.