OBRAS E RECUPERAÇÕES

CPTM assume obras de recuperação da Ponte A Tribuna em Santos

Ações incluem ponte viária, ferroviária, ciclovia e passarela de pedestres, com entrega prevista para o segundo semestre de 2026

20/09/2025 - sábado às 09h37

Com a extinção da EMTU/SP, determinada pela Lei Estadual n.º 17.293 e regulamentada pelo Decreto n.º 69.375, a CPTM passou a assumir parte das atribuições da antiga empresa, entre elas a execução das obras de recuperação, reforço e ampliação da Ponte Tribuna, em Santos, litoral de São Paulo. O projeto contempla intervenções na estrutura viária, na ponte ferroviária, ciclovia e na passarela exclusiva para pedestres.
 

O valor total do contrato é de R$ 193.581.239. Não houve paralisação dos trabalhos, porém o prazo de conclusão foi ajustado por meio de aditivo contratual: inicialmente previsto para março de 2026, agora com nova data de entrega para o segundo semestre do mesmo ano.
 

"A recuperação da Ponte Tribuna é uma intervenção de alta complexidade, que reforça a segurança estrutural e garante condições adequadas de circulação. A CPTM tem muito orgulho em poder finalizar esta obra de extrema importância para a população local", afirma Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.