ECONOMIA CRIATIVA

A estação mais florida do ano chega colorindo a cidade de Santos

Diversos pontos do município estarão floridos a partir do dia 22

20/09/2025 - sábado às 10h00

A quinta edição do Primavera Criativa acontece de 25 a 28 de setembro, com uma programação com muito lazer, música e atrações culturais. Organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa (Secom), o evento deste ano traz um tema especial: o girassol.


Poucas pessoas sabem, mas em dias nublados, os girassóis se voltam uns para os outros, buscando calor, energia e luz na presença dos demais. Eles foram escolhidos como símbolos do evento por representarem esse afeto, essa conexão. 


Segundo a organização do festival, a decoração urbana terá 50 vasos confeccionados a partir de luminárias descartadas e 78 floreiras de concreto, produzidas pela EcoFábrica da Zona Noroeste. Os vasos serão distribuídos pelos bairros da cidade, como o Gonzaga, José Menino, Praça do Sesc, e na Aparecida. E as floreiras irão compor lindos cenários de fotos na escadaria do Paço Municipal, no Centro Histórico. Na Rua 15 de Novembro, será instalado um gazebo colorido feito com materiais reciclados.


Já a Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré terá um pergolado branco de 12 metros, decorado com flores produzidas a partir de materiais metálicos descartáveis e telhas. Atrativos instagramáveis também estarão espalhados por regiões do município.


Programação

Atividades culturais, oficinas, feira de economia criativa e apresentações musicais, com clássicos da MPB, samba e pop rock, vão ocupar diversos espaços da Cidade, como Praça Mauá, Estação do Valongo, Casa do Artesão, Orquidário e Boqueirão. 


Durante todos os dias da Primavera Criativa, ocorre a Feira Feito em Santos, das 11h às 19h, reunindo mais de 70 artesãos e empreendedores locais, com produtos de arte, artesanato e gastronomia.


O festival também terá a Tenda Girassol, realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), um espaço criativo e interativo.  No local, as pessoas também poderão doar brinquedos, que serão destinados às 121 entidades assistenciais cadastradas no FSS. 


O público poderá ainda participar de atividades como bordado em fotografia, uso de tintas naturais extraídas de flores, elaboração de produtos de bem-estar naturais e arranjos florais. Ao todo, serão nove oficinas. É preciso chegar com antecedência para garantir a retirada da senha e participar.