Bailarino de Guarujá se prepara para competição mundial nos EUA
Kayky faz parte do elenco do Ballet Monica Andrade desde os 5 anos, e já coleciona cerca de 40 medalhas de grandes competições
18/09/2025 - quinta às 13h15O jovem bailarino Kayky Santana, de 18 anos, morador do Morro da Cachoeira, em Guarujá, está se preparando para uma das maiores competições de dança do mundo. Após garantir a vaga na seletiva, no início de abril, ele foi selecionado para a final mundial do Youth America Grand Prix (YAGP), que acontecerá em abril de 2026, nos Estados Unidos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Kayky faz parte do elenco do Ballet Monica Andrade desde os 5 anos, e já coleciona cerca de 40 medalhas de grandes competições desde os 11 anos. Ele representa o Brasil também no exterior, com participações em eventos de destaque em Portugal, Alemanha e Japão. Segundo sua família, o bailarino é um artista dedicado e talentoso, que mesmo com as dificuldades, luta para realizar o sonho de viver da dança. Agora, com a nova conquista, a família e a escola onde ensaia buscam apoio para custear a viagem de Kayky para Nova York.
O secretário de Cultura Marcelo Wallez reconhece a importância do feito de Kayky para Guarujá. "Incentivar os talentos da nossa Cidade é essencial para que tenhamos um movimento cultural forte e com artistas com ampla bagagem em seus segmentos, por isso a atual gestão apoia a Cultura e as iniciativas de intercâmbio cultural".
Youth America Grand Prix
A competição é conhecida por selecionar os melhores bailarinos de cada país, sendo um dos eventos mais disputados do mundo da dança clássica e contemporânea. O YAGP é a maior e uma das mais influentes competições de balé juvenil do mundo, oferecendo um palco global para a formação, além do reconhecimento de novos talentos. Organizado pela diretora Larissa Saveliev, o programa não se limita aos torneios, mas também proporciona bolsas de estudo e oportunidades de emprego em companhias de dança internacionais para jovens talentos entre 9 e 19 anos.