Mongaguá garante duas cadeiras em Comissão Regional de Segurança Alimentar
A eleição dos novos membros aconteceu em 9 de setembro, no Instituto de Pesca, em Santos, durante assembleia organizada pelo CONSEA-SP, com apoio de técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento
16/09/2025 - terça às 18h00Mongaguá conquistou duas cadeiras na Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Baixada Santista (CRSANS-BS) para o biênio 2025/2027. A eleição dos novos membros aconteceu em 9 de setembro, no Instituto de Pesca, em Santos, durante assembleia organizada pelo CONSEA-SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo), com apoio de técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
A CRSANS é um órgão com representação governamental e da sociedade civil, responsável por executar atividades relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, em consonância com os objetivos do CONSEA-SP. A atuação das comissões regionais descentraliza as discussões, permitindo maior aproximação com a realidade local e a elaboração de propostas participativas, respeitando as especificidades de cada território.
Cada comissão tem mandato de dois anos, composta por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 do poder público. Na Baixada Santista, a assembleia confirmou a habilitação de 10 organizações da sociedade civil e, entre seis instituições públicas previamente habilitadas, cinco foram escolhidas por votação.
O município de Mongaguá será representado por duas frentes. Pela sociedade civil, assumem Maria Aparecida Santiago Maia (titular) e Jane Cristina Barros (suplente), integrantes do Centro de Referência da Emancipação da Mulher (CREM). Já pelo poder público municipal, foram eleitos o engenheiro agrônomo Ubiraci Loureiro Sarzedas (titular), da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a nutricionista Jennifer Maria Santos de Paiva (suplente), da Secretaria de Assistência Social.
Os quatro representantes também integram o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Mongaguá, fortalecendo a articulação entre as ações locais e regionais.