Aldeia Itaoca recebe a primeira ação do CRAS Volante, em Mongaguá
Projeto faz parte do Plano de Governo da prefeita Cristina
15/09/2025 - segunda às 06h00A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta semana a primeira ação do projeto CRAS Volante, na aldeia indígena Itaoca, da etnia Tupi. A iniciativa tem como objetivo levar os serviços socioassistenciais às comunidades mais afastadas, promovendo o acesso a direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Durante a visita, a equipe técnica da Secretaria – composta por assistentes sociais, educadores e a própria secretária de Assistência Social – realizou o cadastramento de 31 famílias, identificando as principais demandas e necessidades da comunidade. A ação também teve como foco valorizar e fortalecer a diversidade cultural da aldeia, respeitando suas tradições e modos de vida.
Mongaguá possui três aldeias indígenas: Itaoca, Aguapeú e Cerro Corá, totalizando 656 indígenas, segundo o IBGE. A aldeia Itaoca possui concentrações de etnias Tupi e também Guarani. A parte que recebeu a equipe de Assistência Social, nesta quinta, é da etnia Tupi. Nas próximas semanas a parte que reúne indígenas da etnia Guarani também será visitada pela equipe social.
A aldeia Itaoca abriga uma escola indígena de classes multisseriadas, que atualmente atende 22 crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Após essa etapa, os adolescentes seguem os estudos no Ensino Médio em escolas da área urbana de Mongaguá, enfrentando, muitas vezes, desafios relacionados ao deslocamento e à adaptação ao novo ambiente escolar.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Renata Louzada, a presença do CRAS Volante na aldeia é um passo importante para aproximar os serviços públicos da população indígena e garantir que seus direitos sejam respeitados. "Nosso papel é ouvir, acolher e atuar junto com a comunidade para promover inclusão, respeito à cultura e melhoria na qualidade de vida", destacou.
O projeto CRAS Volante, que faz parte do Programa de Governo da atual gestão, seguirá com novas ações em outras comunidades de difícil acesso ao longo das próximas semanas, como parte da estratégia da Prefeitura de descentralizar os atendimentos e promover equidade no acesso às políticas públicas.