A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Câmara de Santos aprova PL que busca maior controle social no serviço público

Texto, do vereador Marcos Caseiro (PT), foi aprovado ontem pela Câmara em 1ª discussão

12/09/2025 - sexta às 02h00

Transparência em pauta
A Câmara de Santos aprovou ontem, em primeira discussão, o Projeto de Lei 142/2025, que obriga todas as unidades da Prefeitura, autarquias, fundações, empresas e institutos vinculados à Administração Municipal a divulgar, em local visível e de fácil acesso, os nomes e as jornadas de trabalho dos servidores responsáveis pelo atendimento à população. 

Interesse público
De autoria do vereador Marcos Caseiro (PT), a propositura prevê que as informações sejam disponibilizadas em quadros de avisos e nos sites oficiais, com o objetivo de garantir a visibilidade e o acesso à informação de interesse público.

Cultura da responsabilidade
Segundo o petista, a medida amplia a transparência e o controle social, estimulando uma cultura de responsabilidade e cumprimento das regras. O projeto ainda precisará passar por nova votação em plenário antes de seguir para sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Sob nova direção
A direção do PT da Baixada Santista realizará hoje à noite a posse conjunta dos novos integrantes dos diretórios municipais das nove cidades da região, escolhidos pelos filiados no Processo de Eleições Diretas (PED), em julho. O evento ocorrerá na Câmara de Praia Grande, a partir das 19h30. 

Passando o bastão
O ex-vereador de São Vicente Alfredo Martins estará repassando a coordenação regional da sigla para o advogado e corretor de imóveis Wilton Brito, de Itanhaém. Ele fará a apresentação do novo conselho da macrorregião, que tem a responsabilidade de fazer a articulação política nos municípios da Baixada Santista. 

Dupla comemoração
Conforme apurado pela coluna, após a posse dos novos dirigentes petistas, o partido está organizando uma grande churrascada para celebrar a decisão de ontem da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses por liderar a tentativa frustrada de Golpe de Estado.  

Martelo batido
O ex-deputado estadual e secretário de Governo de Praia Grande, Cássio Navarro, vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano pelo PSD. O ex-parlamentar já tem frequentado reuniões do partido e conversado com lideranças do partido sobre o projeto. 

Muita calma nessa hora
Navarro ainda está filiado ao MDB e ocupa a segunda suplência da sigla na Assembleia Legislativa - o primeiro da fila é o vereador paulista George Hato. Embora não tenha perspectiva de retornar ao Parlamento paulista, o político de Praia Grande deverá fazer a migração de legenda somente na janela partidária do próximo ano. Dessa forma, ele mantém a chance de assumir o mandato em caso de vacância. 

Dobradinha definida
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), será o coordenador geral da campanha de Navarro e do secretário municipal de Projetos Especiais e Estratégicos, Lucas Mourão Glerean, que concorrerá a deputado estadual pelo PSD. 

Sem tabu
O Parque Valongo, em Santos, recebe neste final de semana a segunda edição do Congresso Crema. O evento busca dar visibilidade à cultura da cannabis, assim como abrir diálogo e informar melhor a população sobre essa questão que ainda é vista com preconceito por grande parte da sociedade. 

Experiência pioneira
Uma das atrações do evento é o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL). Amanhã, às 10 horas, o chefe do Executivo falará sobre a clínica pública de cannabis medicinal instalada no Município, a primeira do gênero do País. Esse serviço, ofertado em parceria com a Associação Flor da Vida, atende gratuitamente pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia.