CIDADE EM MOVIMENTO

Mobilidade modernizada: São Vicente acelera rumo ao futuro

Obras do VLT, ciclovias revitalizadas e planejamento regional colocam Cidade em movimento

11/09/2025 - quinta às 18h00

Com os 500 anos do Município se aproximando, a Prefeitura de São Vicente intensifica ações que impulsionem a mobilidade urbana, seja com melhorias no transporte coletivo, extensão do VLT e incentivo ao uso de bicicletas e à caminhada, transformando o dia a dia dos vicentinos.


O destaque é a expansão do VLT rumo à Área Continental, beneficiando mais de 150 mil pessoas. Com o primeiro estágio já em execução, as obras seguem o cronograma estabelecido. A região ganhará as estações Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá.


"Por muito tempo o vicentino sonhou com algo que parecia distante. Agora, você anda pela ponte e já se depara com as intervenções. Já é realidade! Um investimento de mais de R$500 milhões conquistado junto ao Governo do Estado, que trará qualidade de vida e desenvolvimento à nossa Área Continental. Tá acontecendo!", celebrou o Prefeito Kayo Amado.


No mesmo sentido do transporte coletivo, São Vicente tem avançado em melhorias nos pontos de ônibus que impactam diretamente o cotidiano. Desde 2023 mais de 150 novos abrigos foram instalados no Município, que trouxeram aos moradores mais dignidade, conforto e segurança.  


Nos últimos cinco anos, a Prefeitura vem também ampliando os investimentos em mobilidade e infraestrutura, contemplando mais de 100 ruas restauradas e asfaltadas em diferentes bairros. No Quarentenário, a pavimentação de mais cinco vias (ruas Itaete, Tupã, Campinas, Bauru e Mogi), anunciada nesta semana, marca mais um passo nesse processo de transformação.


No transporte sustentável, a bicicleta ganha protagonismo: estudos indicam que seu uso pode reduzir o tráfego de veículos motorizados em até 25% nos horários de pico, aliviando congestionamentos e ocupando menos espaço nas vias, além de ser uma excelente ferramenta de saúde e lazer. No Município, há mais de 12 km de ciclovias e ciclofaixas, onde a Prefeitura vem investindo em melhorias estruturais para oferecer aos ciclistas mais qualidade de vida, como a revitalização das ciclovias da Avenida Antônio Emmerich, com 1,8 km de extensão, e a da Avenida Tupiniquins, com 1,7 km.


Outro passo importante é a participação no Plano de Mobilidade Regional, elaborado pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) e coordenado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). O projeto apresenta diretrizes para um transporte mais sustentável em toda a Baixada Santista, unindo dados, diagnósticos e soluções integradas para o futuro da mobilidade.