Termina o estaqueamento para a construção de dois píeres e fonte no Portinho Caruara, em Santos
Terminou nesta terça-feira (9) o estaqueamento para a construção de dois píeres e de uma fonte interativa, que integram a primeira etapa do projeto da Prefeitura de reurbanização do Portinho Caruara
11/09/2025 - quinta às 07h07Foram fincadas, a uma profundidade de 35 metros, 53 estacas de 38 centímetros de diâmetro. Trinta e cinco estacas foram cravadas no braço maior do Canal de Bertioga e outras oito no braço menor, enquanto a área da fonte interativa recebeu 10 unidades.
"Agora, a empreiteira está preparando a sub-base e a base do futuro estacionamento, a ser pavimentado", explicou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Já o estaqueamento para a implementação da fonte interativa foi necessário tendo em vista a presença de um solo ruim. "A instalação das estacas tem por objetivo transferir a carga da construção para as camadas mais resistentes do solo, de forma a garantir a estabilidade da estrutura e evitar recalques."
O término do estaqueamento dá início efetivo à mobilização das equipes de trabalho, de acordo com o engenheiro civil Nilson Barreiro, responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras. "A segunda fase dos trabalhos é a reurbanização da área propriamente dita".
COMPLEXO ECOTURÍSTICO
O projeto de reurbanização envolve uma área de 12.652,22m² e garantirá à área continental de Santos uma nova atração turística junto ao Canal de Bertioga, com pistas de skate e pump track, playground, academia ao ar livre, paisagismo, área de contemplação, flutuante com acessibilidade e estacionamento para 40 veículos. "Esse complexo esportivo e de lazer potencializará as atrações ecoturísticas de Caruara, incrementando e requalificando esse destino turístico", afirmou o secretário Fabrício Cardoso.
Próximo à Serra do Mar, um dos maiores parques ambientais do País, e parcialmente incrustado em área de preservação ambiental, Caruara dista cerca de 55km do Centro de Santos e conta com trilhas, cachoeiras, rios e manguezais, com destaque, ainda, para a gastronomia caiçara e as atividades do chamado turismo de base comunitária, exercido pelos moradores.
REQUALIFICAÇÃO TURÍSTICA
"O projeto não acarretará qualquer tipo de prejuízo para a ambiência do bairro e seu entorno", prosseguiu o secretário, frisando que os novos atrativos vão resgatar a importância ambiental e cultural de Caruara, valorizando as características regionais e ecológicas da área. O projeto, a ser desenvolvido em duas etapas, envolve também a construção de infraestrutura básica para receber embarcações de turismo e de pesca, incrementando a atividade econômica e pesqueira da região.
"Ele será um importante vetor na estratégia de desenvolvimento econômico e social por meio do turismo regional, associado à produção caiçara e à cultura pesqueira", destacou Cardoso.
PROJETO
O projeto da Prefeitura envolve a demolição mecanizada de 5.251,55m² de pavimentação asfáltica, além de 39,72m³ de sarjeta e outros 263,10m³ de concreto, seguindo-se a escavação, compactação e preparação de 2.146,07m² de subleito.
O playground, que ocupará 481,65m² com piso de concreto, a ser revestido de revestimento sintético, contará com gangorra de três pranchas, balanço de três lugares com pneus, balanço frontal duplo para cadeirante, gaiola labirinto, escada horizontal de 1,80m de comprimento, Casa de Tarzan com escorregador e escada marinheiro, um brinquedo com dois cavalinhos e duas gangorras em madeira, e três escorregadores de madeira com 1,80m de altura.
Já a academia ao ar livre, com 89m², também revestida com piso sintético, oferecerá surfe e esqui duplos conjugados, rotação diagonal dupla, simulador de caminhada, pressão de pernas triplo, pichador peitoral duplo star, alongador com três alturas e um twist triplo. O deck em madeira plástica pead (polietileno de alta densidade) terá 281,10m² e piso em ladrilho hidráulico podotátil de várias cores em 49,28m², enquanto o píer disporá de 208,31m de guarda-corpo em inox, com montante em madeira maciça. O atracadouro flutuante em concreto será formado por dois módulos, cada um com 12m de extensão e três de largura, unido ao píer com uma passarela de 10 metros de extensão e 1,20m de largura.
Com 64m², a fonte interativa, revestida com placa cerâmica antiderrapante, terá jatos d'água iluminados, a exemplo das demais existentes em Santos, e a pista de skate e pump track ocupará 576,93m².
Toda a área contará com sistema de drenagem para escoamento das águas pluviais, contando com 307,00 m de tubulação em pead, 21 boas de leão duplas com grelha e 26 poços de visita para facilitar inspeções e limpeza na rede. O piso de concreto com fibra, desempenado mecanicamente (nivelado com desempenadeira), revestirá 3.309,72m², enquanto outros 879,37m² terão concreto pigmentado e 165,53m², mosaico português.
O projeto da Administração se completa com tratamento paisagístico em 1.018,83m², dotado de gramas amendoim (468,13m²), esmeralda (146,27m²) e São Carlos (404,43m²), e o plantio de 43 palmeiras e 13 árvores. A área contará com 46 bancos de concreto armado pigmentado com assento em madeira envernizada, 12 lixeiras, 39 postes de iluminação com altura útil de 4 e 10m, para uma ou duas luminárias totalizando 82 unidades de LED de 30 e 233 watts.
HISTÓRIA
Localizado na divisa com Bertioga, entre o sopé da Serra do Mar e o Canal de Bertioga, no quilômetro 234 da Rodovia Rio-Santos, o Caruara abriga cerca de seis mil moradores. O bairro surgiu em 1953, com o loteamento da Fazenda Cabuçu, formada por 142 chácaras, cuja produção principal era o plantio de banana.
Nos anos 1970, com a construção da estrada Rio-Santos, começou a crescer e ganhou, em dezembro de 2002, um dia só seu, com a Lei 2.078, que oficializou 25 de setembro como o Dia de Caruara.
O Portinho, píer de atracação de embarcações no final da avenida principal, na beira do canal, é o principal ponto de encontro dos moradores. Palavra indígena que significa quebranto, doença reumática ou espécie de abelha pequenina e sem ferrão, Caruara nasceu de uma antiga plantação de bananas, atividade econômica predominante na região no início do século XX. O produto era transportado por chatas até o porto de Santos, seguindo para países como Uruguai e Argentina.
INVESTIMENTO
A primeira etapa do projeto de reurbanização do Portinho Caruara está a cargo da TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública. As obras, com prazo contratual até o primeiro semestre do próximo ano, representam um investimento de R$ 11.731.670,34, sendo R$ 9. 710.458,06 provenientes do governo estadual, via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), da Secretaria de Turismo e Viagens do governo estadual.