Mongaguá intensifica ações contra o descarte ilegal de lixo
A Prefeitura de Mongaguá estabeleceu um verdadeiro basta ao descarte irregular de lixo nos bairros. A partir de um mapeamento das áreas ditas 'viciadas' e de um planejamento de frentes de trabalho
10/09/2025 - quarta às 20h51A Secretaria de Serviços Externos iniciou um amplo cronograma de mutirões de limpeza a demarcação de locais críticos e de atuação enérgica, e a ampliação das ações de conscientização.
Os trabalhos contemplam todas as comunidades, a exemplo do que aconteceu no último dia 4 de setembro no Vera Cruz, envolvendo a Rua Domingos Batista de Lima. "Estivemos aqui há uma semana limpando a via. Infelizmente, o local voltou a ser alvo de descartes inadequados, causando transtornos aos moradores", comentou o secretário da Pasta, Anderson Clark, sinalizando a priorização desta via em questão no trabalho constante das equipes.
Para ele, é necessário um trabalho conjunto entre prefeitura e comunidade para que o problema, de fato, seja sanado. "Intensificamos o nosso trabalho nos bairros e aperfeiçoamos o nosso atendimento e relacionamento com a população, por meio dos canais de denúncia e do Cata-Cata. Tudo para que possamos contar com o apoio dos moradores no combate a essas atitudes mal-intencionadas. O objetivo é claro: o trabalho precisa ser satisfatório."
O gestor lembra que além do mau-cheiro e da desvalorização das comunidades, o descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa, mas, principalmente, é um ato indisciplinado que gera problemas comuns a todos, como o represamento de água, provocando enchentes. "Cuidar da cidade é um dever de todos. Estamos tentando fazer a nossa parte enquanto Poder Público. As equipes são incansáveis. Mas precisamos da ajuda dos moradores, porque eles são os que mais sofrem com os impactos."
Ainda de acordo com Clark, a produção de lixo é compartilhada entre cidadãos, empresas e Poder Público, sendo a prefeitura responsável pela coleta e tratamento de resíduos domésticos e pela política de logística reversa. "Um volume muito grande de lixo em locais inadequados é recolhido toda semana, um esforço que poderia estar sendo direcionado a outra frente de trabalho de zeladoria urbana, por exemplo. Afinal, o serviço de coleta convencional acontece normalmente e soma mais de 300kg semanalmente."
Em Mongaguá, a coleta de lixo é diária em todos os bairros, diferente de outros tantos municípios de igual ou maior porte na região e no Estado de São Paulo. A prefeitura também disponibiliza o serviço de Cata-Cata agendado pelos telefones (13) 3507-5755 ou (13) 99760-49145 (WhatsApp).