Cães terapêuticos, Briosa e Jabuca, alegram pacientes e funcionários da UPA Quietude
Ação integra programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio
10/09/2025 - quarta às 14h52“Você é mais forte do que pensa”. Com essa mensagem nas costas e uniformizados com roupas amarelas, os Golden Retriever Briosa e Jabuca levaram amor e alegria para os pacientes e funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, em Praia Grande, na manhã desta segunda-feira (8). A visita voluntária dos cães terapeutas do projeto Dr. Pet faz parte de uma ação do Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio.
No uniforme havia ainda uma bolsa com mensagens motivacionais para as pessoas, que podiam, claro, fazer carinho nos dóceis animais. Briosa e Jabuca visitaram todas as alas da UPA, animando por onde passavam. A dupla atraía olhares curiosos, especialmente das crianças, que queriam se aproximar para ver de perto os cães terapeutas, passar a mão e conversar com os tutores.
Quem não podia ir até os animais, os tutores levavam próximos ao leito, como foi o caso do pequeno Christian, de 5 anos, em tratamento de uma virose. No começo ele parecia um pouco temeroso, depois acanhado. Mas no fim, fez carinho na Briosa e no Jabuca e ficou feliz com a visita. “Eu gostei bastante, meu filho também. Os cachorrinhos são bem bonitos, eles trazem um pouco de conforto e alegria para a gente neste momento”, disse a auxiliar de serviços gerais Maria Clara Bezerra, mãe de Christian.
Os funcionários também ficaram bastante animados com o encontro. Pose para fotos, muito carinho e as leituras das mensagens alegraram os profissionais de saúde. “Os animais vieram de forma voluntária visitar a UPA para ajudar no tratamento e elevar a autoestima dos pacientes. E no caso dos funcionários é uma energia a mais, pois lidamos com a vida e a morte e nem sempre é fácil você seguir seu cotidiano diante das dificuldades vivenciadas no cuidado com os pacientes na urgência e emergência, então, os animais proporcionam maior ânimo e conforto para todos”, explica a médica e diretora técnica da unidade, Tais Gago Jordão, que teve a inciativa para trazer os cães à UPA Quietude.
Projeto – Briosa e Jabuca fazem parte do Dr. Pet, um projeto voluntário que leva cães treinados a hospitais, prontos-socorros, asilos e escolas da Baixada Santista para auxiliar na recuperação dos pacientes e animar os funcionários. E durante o mês de setembro, a mensagem que eles carregam é de muito amor para o bem-estar mental das pessoas.
“Essa ação do Setembro Amarelo começou há dois anos na UPA de Santos. Tanto que a roupa do Jabuca precisou de um ajuste, já que ele era pequeno e cresceu bastante. E desde então a gente faz esse trabalho, levando a Briosa e o Jabuca aos lugares, com mensagens de apoio emocional, proporcionando um incentivo para os pacientes e também para os profissionais”, destaca a tutora Fernanda Macias Vieira de Araújo, que, junto com o marido Ricardo Ferreira de Araújo, fazem esse trabalho lindo voluntário.