EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Estudantes de Cubatão aprendem sobre setor ferroviário com jogo de tabuleiro

"Nos Trilhos da Educação" leva educação financeira e empreendedora a 786 estudantes e reforça papel estratégico das empresas no desenvolvimento social

09/09/2025 - terça às 18h00

Um jogo de tabuleiro com cartas, vagões e dados está transformando a forma como jovens da rede pública de Cubatão (SP) aprendem sobre finanças, empreendedorismo e segurança ferroviária. O projeto "Nos Trilhos da Educação", criado pela Rumo, em parceria com a Investeendo, combina gamificação e realidade local para impactar a vida de estudantes em situação de vulnerabilidade. Desenvolvido a quatro mãos, o projeto mobilizou aproximadamente 800 estudantes de cinco escolas públicas do município, com 319 aulas aplicadas e 240 horas de atividades presenciais só em 2024, com a previsão de alcançar cerca de 10 mil estudantes até 2027. 
 

Por meio do jogo "Desafio Empreendedor Rumo", os participantes experimentam a rotina de gestão de uma companhia ferroviária e enfrentam missões inspiradas em situações reais do setor. Tudo isso sem depender de tecnologia, pois o material desenvolvido é inteiramente analógico e pensado para ser acessível a todas as escolas.
 

"Nós entramos com o nosso conhecimento de gamificação na educação e, com a ajuda da Rumo, colocamos a temática ferroviária e os desafios que as comunidades do entorno vivenciam, de forma a educar os jovens e estimulá-los a encontrar e propor soluções criativas e sustentáveis para problemas reais", explica Sam Adam, CEO da Investeendo.
 

A metodologia do jogo foi adaptada para diferentes faixas etárias. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes trabalham com conceitos básicos de gestão de recursos por meio de simulações de transporte ferroviário e economia de combustível. Já nos anos finais, vivenciam todas as etapas de criação de uma empresa, da escolha do investidor à venda final da companhia, com tarefas que envolvem planejamento, contratação, leilões e precificação de serviços.
 

"Levar projetos educacionais para estudantes pode ser desafiador, especialmente em comunidades carentes, onde o único estímulo costuma ser a nota do boletim. Por meio dos jogos e da gamificação, eles aprendem sem nem perceber que estão aprendendo, e o processo de ensino se torna muito mais suave e divertido", afirma Sam.
 

Para a Rumo, o projeto reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social nas regiões onde atua. A iniciativa integra o programa Movimenta Baixada, que conecta empresas, organizações sociais e comunidades da Baixada Santista para fortalecer o protagonismo local e gerar oportunidades reais de transformação. A escolha por Cubatão foi estratégica, tanto pela relevância da cidade dentro da malha ferroviária quanto pelo potencial transformador da educação em contextos de vulnerabilidade. Alinhado ao Pacto Global da ONU e à Agenda 2030, o projeto seguiu diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nas metas de erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e redução das desigualdades (ODS 10).
 

"A Rumo acredita no poder transformador da educação para o desenvolvimento das comunidades onde atua. O investimento no projeto para jovens de Cubatão foi motivado por nossa convicção de que o acesso a conhecimentos práticos e aplicáveis empoderar os jovens a construir caminhos mais autônomos, sustentáveis e alinhados com as oportunidades locais", destaca Luciellen Fabio, analista de Responsabilidade Social da Rumo.
 

Estudantes vivenciaram a rotina de uma empresa ferroviária 
 
Iniciado em 2024, o projeto "Nos Trilhos da Educação" já atendeu mais de 60 turmas do Ensino Fundamental, em sua maioria compostas por alunos do 5º e 9º anos. As ações acontecem nas unidades municipais de ensino (UMEs) Dom Pedro I, Ulysses Guimarães, Bernardo José Maria de Lorena, Dr. Luiz Pieruzzi Neto e Maria Albertina Pinheiro da Silva Mesquita. No encerramento, os alunos que mais se destacam são convidados a apresentar o que aprenderam ao longo das atividades.
 

O material do "Desafio Empreendedor Rumo" incluiu itens como caixa customizada, tabuleiro geral para todos os times, cartas de revés, cartas de demandas/missões, vagões, locomotivas, tiles de trabalhadores, dados, cartas de investidores, tiles adesivos de ferrovia, tabuleiros individuais de times e tiles de galão de combustível.
 

Entre os desafios enfrentados no jogo, os participantes se depararam com situações como a construção da malha pelos alunos até a participação em leilões por concessões e a interação entre diferentes companhias ferroviárias simuladas.
 

"A estrutura pedagógica e metodológica do projeto é replicável e pode ser adaptada a diferentes contextos locais. A vivência em Cubatão gerou insumos valiosos para melhorar a implementação em outras regiões, respeitando as especificidades territoriais", complementa Luciellen.
 

Para reforçar a relevância da atuação da Rumo no país, todas as cargas representadas no jogo foram aquelas habitualmente transportadas pela empresa, como soja, milho e outos produtos agrícolas. Com foco na conscientização sobre segurança ferroviária, o jogo também introduziu eventos negativos, como roubo de carga, vandalismo e atropelamentos, orientando sobre os riscos e as boas práticas no setor.
 

Os alunos precisam contratar diferentes tipos de profissionais para operar suas "mini versões da Rumo", e as peças do jogo reproduziam uniformes utilizados pelos colaboradores da empresa, promovendo identificação com o ambiente corporativo.
 

"O principal resultado foi a percepção clara de que, ao aproximar a realidade empresarial do ambiente escolar, é possível gerar alto engajamento, protagonismo juvenil e desenvolvimento de habilidades. Como aprendizado, destacamos a importância de metodologias interativas e da escuta ativa dos jovens para que os projetos sociais tenham aderência, relevância e impacto real", comenta Luciellen.