Empresa é notificada e refaz obras de canalização na Av. Monteiro Lobato
Prefeitura de Mongaguá notificou a Construc Engenharia após constatar problemas em obras de canalização do Canal 4 e da Av. Monteiro Lobato, exigindo reconstrução dentro das normas técnicas
09/09/2025 - terça às 18h00Após identificar problemas estruturais na obra de canalização do Canal 4 e do córrego que margeia a Avenida Monteiro Lobato e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no trecho defronte à base do SAMU, no Jardim Praia Grande, a Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria de Obras Públicas, notificou a Construc Engenharia Eireli, empresa responsável pelos trabalhos, e exigiu que o processo de reconstrução obedecesse às normas técnicas pertinentes.
"Muros malfeitos, com rachaduras importantes e desabando no leito do córrego, além de muito mato acumulado e preso à estrutura. Um visual degradante e inseguro", resumiu o secretário da Pasta, Carlos Jacó Rocha, o Cafema, que liderou a vistoria técnica realizada no canteiro de obras em agosto último, após a conclusão da agenda de trabalho de fiscalização de obras estabelecida pelo novo governo municipal.
De acordo com o gestor, os trabalhos neste trecho da obra foram encerrados e quitados em novembro de 2024, mas já no mês seguinte a estrutura começou a apresentar problemas. "No entanto, até aqui a construtora não tinha sido notificada. Aliás, há seis anos nenhuma empresa era notificada na cidade por obras irregulares ou fora das normas técnicas. E sabemos que são várias."
Cafema comenta que essas falhas eram muito evidentes e deveriam ter sido comunicadas imediatamente. "No próprio curso dos trabalhos é possível identificar problemas e pedir a correção, sob pena, inclusive, de bloqueio dos pagamentos. Precisamos respeitar o dinheiro público e garantir que as estruturas tenham segurança e durabilidade."
Com a notificação, a Construc Engenharia Eireli teve um prazo de 30 dias para as adequações, mas atendeu prontamente à solicitação e iniciou os trabalhos imediatamente, de maneira que eles já estão em fase de conclusão.
A obra de canalização do Canal 4 e de 140,50 metros de extensão de córrego foi custeada com recursos da prefeitura e do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e integra o plano de macrodrenagem urbana do município.