Quem foi Albert Sabin
O Herói da "Gotinha" que derrotou a pólio sem patente
09/09/2025 - terça às 11h54Albert Sabin, o cientista que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite (as famosas "gotinhas" que imunizaram milhões de crianças), nasceu na Polônia em 1906 e emigrou para os EUA em 1921. Médico e pesquisador incansável, ele dedicou sua vida ao combate de doenças infecciosas, sendo o primeiro a isolar o vírus da dengue tipo 1 e 2.
Diferente de Jonas Salk (criador da vacina injetável com vírus inativado), Sabin apostou em uma vacina de vírus atenuado via oral, mais prática e eficaz para campanhas em massa. Sem poder testá-la nos EUA devido ao sucesso da vacina de Salk, aliou-se a cientistas da União Soviética e do Leste Europeu, onde 8 milhões de crianças foram imunizadas em 1959 – um marco que levou à aprovação global da vacina.
Sabin renunciou aos direitos de patente, permitindo que o mundo todo produzisse sua vacina gratuitamente. Sua relação com o Brasil foi próxima: casou-se com a brasileira Heloisa Dunshee de Abranches e recebeu a Grã-Cruz do Mérito Nacional em 1967. Centenas de instituições brasileiras levam seu nome.
Morreu em 1993, mas seu legado vive: a pólio foi erradicada em quase todo o planeta, e o Instituto Sabin de Vacinas continua sua missão.