Bertioga estará integrada 100% ao Muralha Paulista nos próximos dias
Informação foi confirmada à coluna pela secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, que destacou a importância da integração tecnológica e com as polícias
07/09/2025 - domingo às 03h00Segurança reforçada
A secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Walperes, confirmou à coluna que o Município passará a fazer parte integralmente do Programa Muralha Paulista, sistema estadual de monitoramento que utiliza câmeras inteligentes e reconhecimento facial para reforçar a segurança pública. O anúncio oficial será feito nos próximos dias pelo prefeito Marcelo Vilares (União).
Melhoria garantida
Segundo a titular da pasta, as mais de 1.000 câmeras de monitoramento da Cidade já estão conectadas ao sistema, com tecnologia de reconhecimento facial em funcionamento e equipes treinadas. “Já tivemos resultados concretos, inclusive com a identificação de foragidos. Esse é um golaço para Bertioga, que mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Parceria estratégica
A secretária mencionou que foram empossados recentemente 100 guardas civis municipais, que permitiu melhorar a vigilância em pontos estratégicos de Bertioga. Ela reforçou a importância da integração tecnológica e com as forças policiais para diminuir os índices de criminalidade. "Hoje, estamos conectados tanto com a Polícia Militar quanto com a Polícia Civil em ações conjuntas e integradas. Cabe ao Município buscar investir mais em tecnologia e fortalecer essa integração, que é fundamental para ampliar a segurança”, destacou Thalita.
Quebra de protocolo
Durante o leilão do túnel Santos-Guarujá, realizado na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, na última sexta-feira, várias autoridades fizeram discursos. Uma delas foi o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), conforme citado ontem pela coluna. O tucano quebrou o protocolo e chamou os moradores do bairro do Macuco, em Santos, para bater o martelo, que é um gesto simbólico realizado há mais de 2 mil anos para simbolizar a venda de uma mercadoria.
Recado claro
O parlamentar fez uma menção especial à presidente da Associação Comunitária do Macuco (Acom), Alcione Alves Rocha. "Essa mulher baixinha, que dá risada, tem cara de brava, viu? O governador que o diga", brincou. Ela pegou o martelo e simulou um gesto para atingir a cabeça de Barbosa. Na sequência, chegou a aposentada Alvares Braz, que virou para o deputado e afirmou: "vou acertar a tua cabeça". O tucano apenas deu risada.
Tristeza e preocupação
O empresário e secretário da Acom, José Santaella, também foi ao púlpito acompanhado da aposentada Matilde Alvares, que vive o temor de sair do bairro onde viveu por toda a vida. Com cara de poucos amigos, a idosa se recusou a segurar o martelo. "Eu não sei se vou aguentar. Eu choro todos os dias ao olhar para minha casa e pensar que vou ter que sair daqui", desabafou ela, em entrevista concedida à repórter Dayane Ponte, da Rede TVT, na última sexta-feira.
De olho em 2026
O professor Wagner dos Santos Alves foi o nome escolhido pelos filiados do PCdoB de Guarujá para comandar a sigla pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, na última sexta-feira. "Estamos empenhados em fortalecer nosso partido e garantir a reeleição do presidente Lula, além de eleger uma sólida bancada progressista, comprometida com o Brasil e seu povo, para as Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, em 2026", ressaltou.
Ações concretas para o povo
Ontem, foi a vez dos integrantes do PCdoB de São Vicente escolherem a nova direção da sigla na Cidade, durante a conferência municipal da agremiação realizada na Câmara. O ex-vereador Jabá terá a missão de comandar a legenda. "Queremos reunir lideranças sociais que sejam sensíveis às dificuldades dos vicentinos que não são resolvidas pelas redes sociais", reiterou.
Mudança no calendário
A Câmara de São Vicente alterou o dia de suas sessões ordinárias, que passarão a ocorrer às quartas-feiras, em vez das quintas. O horário de início permanece às 14 horas.
Melhorias no processo
Conforme a Mesa Diretora, a alteração permitirá uma melhor distribuição da agenda parlamentar ao longo da semana e garantirá que as deliberações aprovadas sejam encaminhadas com maior agilidade, em tempo hábil para análise e execução dos atos administrativos e institucionais necessários.