A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Mota-Engil vence leilão da concessão do túnel imerso Santos-Guarujá

Empresa portuguesa será a responsável pela obra, a primeira do gênero na América Latina

06/09/2025 - sábado às 03h00

Dia histórico
A empresa portuguesa Mota-Engil venceu o leilão do túnel imerso Santos-Guarujá, realizado ontem na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, na capital paulista. O grupo superou a espanhola Acciona ao apresentar a melhor proposta sobre a contrapartida do poder público para o projeto, fixada em R$ 438,3 milhões. A companhia europeia terá a responsabilidade de construir, operar e manter por um período de 30 anos a ligação seca, a primeira do gênero na América Latina.

Expertise
A empresa vencedora dessa concorrência tem participação de 32,4% da chinesa China Communications Construction Company (CCCC), que tem experiência em obras imersas, como o túnel de Taihu, o maior da China, com 10,8 quilômetros de extensão. A ligação entre Santos e Guarujá terá apenas 1,5 quilômetro, sendo 870 metros imersos.

Agora vai
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), destacou que o túnel é a maior obra de infraestrutura do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), com custo estimado de R$ 6,8 bilhões e aporte público de até R$ 5,14 bilhões, divididos igualmente entre a União e o Governo do Estado. "Esse é o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de ligar Santos a Guarujá, vai gerar emprego e renda, melhorar a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região”, celebrou.

Ajuste fino
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) mencionou que a proposta está bem estruturada, fruto de muito trabalho e discussões técnicas. "`Podemos celebrar a participação das empresas que enriqueceram esse processo, ajudaram a gente ter um projeto muito mais crível, muito mais ajustado e muito mais propenso ao sucesso", disse. 

Correção de rota
Durante o discurso, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), relembrou que a construção do túnel está sendo concretizada, porque a Autoridade Portuária de Santos (APS) não foi privatizada, ideia defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Opção técnica
Alckmin recordou que, em 2011, quando assumiu como governador de São Paulo pela terceira vez, decidiu mudar o projeto dessa ligação seca entre as cidades da Baixada Santista apresentada pelo antecessor, José Serra (PSDB), após ouvir especialistas. "Nós fomos ouvir a engenharia, especialistas e portuários, e a conclusão foi que a ponte poderia ser um grande limitador ao Porto, que recebe navios cada vez maiores", detalhou. 

Dica valiosa
Atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB) iniciou o Governo Lula no comando da área de Portos e Aeroportos. Na primeira reunião ministerial, o petista pediu que cada um apontasse a obra mais relevante relacionada de sua pasta. O socialista defendeu a construção do túnel. "É uma obra que vai ser feita sem orçamento da União, com orçamento do próprio da Autoridade Portuária. Portanto, o Porto está devolvendo para a Baixada Santista um pouco de tudo o que a região fez pelo Porto de Santos”, salientou.

Sonho coletivo
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) fez questão de mencionar que o projeto do túnel Santos-Guarujá tem como base a proposta apresentada durante a gestão de Alckmin, que foi aprimorada e ajustada agora. "Como todas as grandes conquistas da humanidade, esse trabalho não é de um ou de outro, ele é um conjunto de esforços e de um conjunto de pessoas que trabalham para transformar esse dia de hoje (ontem) em realidade, fruto de decisões acertadas no passado recente e no presente que nos possibilitaram hoje estar construindo uma perspectiva de futuro para a Baixada Santista e para o Brasil", reforçou.

Maturidade política
Barbosa mencionou que as lideranças políticas presentes no evento são de polos políticos antagônicos, mas entende que qualquer interesse político-partidário ou visão ideológica não pode se sobrepor ao interesse da população. "O que estamos vendo aqui é clara demonstração de maturidade política, de serenidade e de equilíbrio para que, somando forças do Governo Federal, governo estadual, prefeituras de Santos e de Guarujá, a gente possa melhorar a vida da população", reiterou.   

Segurando a emoção
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Pode), disse que o leilão foi um momento muito especial por ter crescido e morado no distrito de Vicente de Carvalho. "O túnel vai transformar a nossa região e vai abrir muitas oportunidades e possibilidades para a nossa cidade. É um momento ímpar e especial para mim. Guarujá está pronto para tudo isso que vai acontecer", garantiu.  

Maior qualidade de vida
Chefe do Executivo de Santos, Rogério Santos também enalteceu essa união de esforços para transformar os sonhos em realidade. "Estamos aqui não apenas falando de um desafio da engenharia, mas, sim, de mudança real na vida das pessoas, que ganharão em tempo, em qualidade de vida", frisou ele, que bateu o martelo na B3 ao lado de Alckmin, Farid e de mais dois prefeitos da Baixada Santista: Kayo Amado (Pode), de São Vicente, e Cristina Wiazowski (PP), de Mongaguá. 

Futuro promissor
Para o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, a futura ligação seca representa muito mais do que um simples conexão, mas uma iniciativa que impulsionará o desenvolvimento urbano e econômico da região. "Ela revela que, quando nós brasileiros trabalhamos juntos, concretizamos aquilo que muitos chamavam até alguns anos atrás de impossível. Unidos, nós somos imbatíveis. Essa obra vai corrigir uma distorção histórica, vamos entregar, juntamente com a Prefeitura de Guarujá, 600 moradias para famílias que viviam em palafitas. Já entregamos 200 casas e até o próximo ano entregaremos mais 400”, reiterou. 

Fim da promessa
Após atuar por 25 anos como repórter e apresentadora na TV Tribuna, afiliada da TV Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, a deputada federal Rosana Valle (PL) mencionou a alegria de participar desse momento histórico. "Estive do lado que vocês (jornalistas) estão, muitas e muitas vezes, acompanhando projetos, inaugurações e maquetes. Acompanhei também a população da minha região ficando desacreditada, porque é uma luta de 100 anos, que sempre quando é véspera de campanha política, essa luta é usada como plataforma, como plano de governo e nunca vai à frente", disse.

Ato falho?
Após iniciar o discurso fazendo menção aos profissionais de imprensa, a parlamentar afirmou o seguinte: "Sob o meu ponto de vista, como mulher, como deputada, como ex-jornalista, eu fico extremamente feliz de estar hoje (ontem) aqui poder também bater esse martelo. Vi muitas vezes o governador batendo o martelo de leilões importantes e esse é o mais importante para minha região. A Baixada Santista vai viver um novo momento. É um divisor de águas para nossa região", ressaltou. 

Protesto
Na frente da B3, um grupo de moradores do bairro do Macuco, em Santos, fez um protesto para chamar a atenção das autoridades a respeito da questão das desapropriações. As cerca de 200 famílias que serão impactadas com as obras do túnel estão preocupadas e cobram um processo de desapropriação justo, ético, moral e digno.