DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Prefeitura de Guarujá, discute alinhamento para uso do Aeroporto como rota na cadeia do petróleo

O aeródromo de Guarujá é visto pela Petrobras como ponto estratégico para o transporte de funcionários da estatal às plataformas de exploração de petróleo e gás; Infraero também esteve presente no encontro

05/09/2025 - sexta às 18h20

O futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá será uma rota valiosa para o desenvolvimento econômico nacional. A Prefeitura se reuniu com a Petrobras e a Infraero, na última quarta-feira (3), para visita técnica no local e abordagem sobre a localização do Aeroporto, que é estratégica para o transporte de funcionários da Petrobras envolvidos com as atividades nas plataformas da Bacia de Santos, favorecendo a extração de petróleo e gás.


O encontro foi solicitado pela Petrobras, para alinhamento com a Prefeitura de Guarujá e a Infraero, empresa responsável pela assessoria, gestão e operação do Aeroporto, para uso das dependências do terminal aeroviário como facilitador para o transporte de funcionários da estatal, economizando tempo de deslocamento e custo de combustível.


Com isso, a Base Aérea, no Distrito de Vicente de Carvalho, foi escolhida para sediar a reunião, seguida de visita técnica para a análise do andamento das obras. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Thaís Margarido, cinco gerentes operacionais da Petrobrás e o superintendente de serviços aeroportuários da Infraero, Rodrigo Medeiros, estiveram presentes.


A Prefeitura exibiu vídeos institucionais do Município e da projeção do Aeroporto, com o Terminal Provisório de Passageiros. Já a Petrobras apresentou os investimentos desejados na exploração de petróleo e gás, demonstrando os motivos do lugar ser um ponto-chave para acesso às plataformas.


Eles apontaram, em mapas, a localização exata da Bacia de Santos, especificamente do Campo de Merluza, polo de produção de gás natural, e de um novo lugar de extração que está sendo estudado.


A titular da Sedep, que representou o prefeito Farid Madi na ocasião, destacou que foi destacada a possibilidade de o Aeroporto transportar os funcionários diariamente, em vários voos. "Os presentes conheceram as estruturas do local e da previsão de quando entrará em operação. Com a possibilidade, o Aeroporto receberia voos constantes, fomentando a economia local e nacional", salientou.