OBRAS E RECUPERAÇÕES

Mongaguá busca recursos para reformar espaços esportivos e ampliar atendimento à população

Secretaria de Esportes destaca importância da reestruturação das quadras e piscinas públicas para promover saúde e qualidade de vida

04/09/2025 - quinta às 18h00

A Secretaria de Esportes de Mongaguá tem intensificado os esforços para recuperar a infraestrutura esportiva da cidade e ampliar o atendimento à população. Apesar de contar com técnicos desportivos concursados, o município enfrenta um grande desafio: a maioria dos espaços públicos destinados à prática esportiva, como quadras e ginásios, encontra-se em condições inadequadas de uso.


As duas piscinas municipais, localizadas nos bairros Agenor de Campos e Vila Atlântica — estão atualmente fechadas, aguardando manutenção. A piscina de Agenor já está com processo de licitação em andamento para uma ampla obra de reforma. Já a unidade da Vila Atlântica teve seu contrato de manutenção encerrado anteriormente, sem renovação pela gestão da época, o que acabou comprometendo seu funcionamento. Segundo a secretária de Esportes, Kika do Valle, a reabertura das piscinas é urgente: "Esse equipamento atende a muitos pedidos médicos. Estamos tratando o processo com prioridade e já há um pedido de emergência para garantir o retorno do atendimento à população, na piscina da Vila Atlântica."


Enquanto isso, parte da comunidade tem acesso restrito às atividades físicas. Algumas quadras dentro de escolas municipais estão disponíveis em horários limitados, atendendo aos alunos, o que, segundo a secretária, não é suficiente para atender à demanda da população. "Estamos em contato com a Secretaria da Educação para ampliar os horários e permitir que mais pessoas da comunidade possam utilizar esses espaços", afirmou Kika.


Em busca de apoio financeiro, a secretária esteve recentemente na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde protocolou ofícios junto a deputados estaduais, entre eles os deputados Reis e Delegado Olim e a deputada Marcia Lia. O objetivo é sensibilizar os parlamentares para a necessidade de destinar recursos que possibilitem a recuperação das quadras esportivas espalhadas pelos bairros da cidade. "Esporte é saúde. Queremos dar condições para que esses espaços voltem a atender um número expressivo de moradores, promovendo bem-estar e inclusão social", destacou.


Com a mobilização da gestão municipal e a expectativa de parcerias com o Estado, a cidade de Mongaguá espera, nos próximos meses, iniciar uma nova fase no setor esportivo, garantindo mais qualidade de vida e oportunidades para a população.