ESPETÁCULO

Espetáculo OKAMA estreia em Santos e une teatro, memória e afeto

Solo de Gabriel Saito, sob direção de Miwa Yanagizawa, une ancestralidade nipônica, memória afetiva e identidade LGBTQIA+ em uma fábula contemporânea sobre pertencimento e resistência

02/09/2025 - terça às 18h00

Misturando memória, ficção e fabulação, o ator e performer Gabriel Saito apresenta OKAMA, solo autoral que mergulha na história da imigração japonesa no Brasil a partir de sua vivência como artista nipo-brasileiro e homem gay. O espetáculo que faz uma circulação pelo Estado de São Paulo, estreia em Santos com sessão dia 7 de setembro, domingo, 18h, no Teatro Rosinha Mastrângelo. No dia anterior (sábado, 6 de setembro, das 10h às 19h), acontece a oficina Memória e Fabulação com inscrição gratuita e ajuda de custo para os participantes.


Sob direção de Miwa Yanagizawa, o espetáculo propõe uma experiência sensorial e simbólica, evocando elementos da cultura nipônica para dar forma à história de uma "bicha-mestiça-amarela" em busca de reconexão com suas raízes. Ao visitar a ancestralidade com afeto e radicalidade, OKAMA atravessa temas como identidade, luto, migração e apagamento, transformando o palco em território de reinvenção.


O título da peça, okama – termo pejorativo em japonês usado para se referir a homens homossexuais – é ressignificado por Gabriel Saito como ponto de partida para investigar violências históricas e afetivas sofridas por corpos racializados e dissidentes. A partir de uma linguagem cênica híbrida, o artista costura memórias pessoais, tradições asiáticas e referências do teatro e da dança Kabuki, onde, historicamente, eram comuns relações homoafetivas entre atores e samurais. As coreografias apresentadas em cena são assinadas pela diretora de Teatro Kabuki Fujima Yoshikoto, de 83 anos, e trazem profundidade e autenticidade para uma releitura contemporânea desse universo.


OKAMA se constrói como um gesto de escavação poética da própria ancestralidade de Gabriel Saito, ao mesmo tempo em que revisita o passado familiar, especialmente suas relações com a avó e a bisavó maternas.


Memória, identidade e ancestralidade

A peça se configura como um jogo entre presença e ausência, vida e morte, tradição e transgressão. É também uma homenagem às mulheres da linhagem familiar do artista, sua bisavó, migrante japonesa que faleceu pouco após chegar ao Brasil, e sua avó, primeira geração mestiça nascida no país, figuras que encarnam as marcas de um processo migratório violento e silenciado.


"A relação com a memória é uma das grandes potências no projeto. O Brasil é um país com medo da memória", afirma Gabriel Saito. "OKAMA celebra, de maneira transgressora, a herança cultural nipo-brasileira e racializa o discurso da cena com afeto e coragem".


Com uma equipe formada majoritariamente por artistas amarelos, OKAMA afirma a potência política da presença desses corpos em cena. A obra foi contemplada pelo Edital Fomento CultSP PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artístico-Culturais, que prevê a circulação do espetáculo por cidades que têm a imigração japonesa como parte significativa de sua formação populacional e cultural.


Com isso, o projeto amplia seu alcance para além da capital e realiza apresentações em nove municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Santos e São Carlos. A proposta busca descentralizar o acesso à produção artística de artistas amarelos e promover um diálogo sensível sobre memória, identidade e ancestralidade em territórios diretamente marcados pela história da migração nipônica.


Oficina gratuita e com ajuda de custo

Como parte da difusão de OKAMA, a oficina Memória e Fabulação será realizada gratuitamente nas nove cidades contempladas pelo projeto. Conduzida pela diretora Miwa Yanagizawa e pelo idealizador Gabriel Saito, a atividade propõe um dia de imersão (6 horas, com intervalo para almoço) na intersecção entre artes cênicas e performance, tendo a memória como ponto de partida para a criação de projetos autorais.


A partir da pesquisa que deu origem ao espetáculo, e que se desdobrou em uma interlocução artística e ancestral entre os dois criadores, a oficina compartilha com o público os processos desenvolvidos ao longo dos últimos anos. Os participantes serão convidados a acessar suas próprias memórias e transformá-las em fabulação criativa, utilizando múltiplas linguagens e expressões artísticas.


Serão oferecidas 15 vagas por cidade – metade das vagas será preenchida prioritariamente por pessoas amarelas, pretas, pardas, indígenas, gordas, transexuais/transgêneras(os), não binárias ou PcD –, com inscrições antecipadas pelo formulário on-line (forms.gle/k6Wj25gC6ExTkpt67). Todos os participantes receberão uma ajuda de custo de R$60.


Sobre Gabriel Saito

Ator formado em Petrópolis (RJ) e residente em São Paulo (SP). Trabalhou com diversos grupos e artistas, tais como o grupo Quarentine (Reino Unido), Emily Beaney (Edimburgo), Lowri Evans (Manchester) e os diretores Dadado de Freitas e Renato Carrera. Em sua trajetória artística, destacam-se trabalhos autorais que mesclam suas experiências pessoais com teatro, a exemplo do projeto OKAMA, que assinou a dramaturgia e a idealização, e teve temporada no Sesc Ipiranga sob a direção de Miwa Yanagizawa. É palhaço formado pela Casa 11 e tem experiência com publicidade. Atualmente, também trabalha como ator com diversos parceiros na cidade de São Paulo como a Ato - Simulação Realística, Inpectus e Paciente Simulado. Seu mais recente trabalho, como ator, idealizador e diretor de produção foi em Água Fresca, uma comédia de Virginia Woolf, com direção de Sol Faganello.


Sobre Miwa Yanagizawa

Atriz, diretora e professora de teatro, graduada em Artes Cênicas pela Faculdade da CAL. Fundadora do Areas Coletivo e, foi integrante da ciateatroautônomo, dirigida por Jefferson Miranda. Trabalhou no Grupo Nós do Morro e participou da formação do Grupo Código. Ganhadora dos Prêmios Shell e APTR de melhor direção por Nastácia, de Pedro Brício e APTR de melhor direção por Em Nome da Mãe, de Suzana Nascimento. Como atriz, fez espetáculos, novelas e filmes com destaque para a 5ª temporada da série Sessão de Terapia, direção de Selton Mello. Lecionou na Escola Sesc de Arte Dramática. Ministra cursos e oficinas a partir da pesquisa sobre a escuta na atuação cênica pelo Areas Coletivo. Trabalhos de direção recentes: Eu Capitu, de Carla Faour; Okama, de Gabriel Saito; Pulmões, de Duncan Macmillan; Eu Matei Sherazade, de Carol Chalita e Miwa; O que vão Dizer de Nós, de Luisa Friese; Um Lugar Onde a Vida Acontece, de Helena Varvaki. E, ainda, atuou em Sal, de Adassa Martins.


Serviço:

OKAMA

Espetáculo

7 de setembro, domingo, 18h.

Teatro Rosinha Mastrângelo – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos.

90 minutos | 16 anos | Gratuito.

Oficina: Memória e Fabulação

6 de setembro, sábado, 10h às 19h (com intervalo de 1h).

Teatro Rosinha Mastrângelo – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos.

Inscrição gratuita via formulário forms.gle/BPCwDqAtPUvmfLxb9


15 participantes (R$60,00 de ajuda de custo). Metade das vagas será preenchida prioritariamente por pessoas amarelas, pretas, pardas, indígenas, gordas, transexuais/transgêneras(os), não binárias ou PcD.


Ficha técnica:

Direção: Miwa Yanagizawa | Idealização, Texto e Atuação: Gabriel Saito | Coreografias Kabuki: Fujima Yoshikoto | Assistente Coreografias Kabuki: Satie Hideshima | Desenho de Luz: Sueli Matsuzaki | Cenografia: Maurício Bispo | Figurino: Teresa Abreu | Trilha Sonora Original: Yugo Sano Mani | Desenho de Movimento Ator: Ana Paula Lopez | Preparação Vocal Canto: Juan David Becerra | Videoarte e Operações de Som e Vídeo: Gibran Sirena | Operação de Luz: Dener | Fotografia: Nadja Kouchi | Projeto Gráfico: Pedro Leobons | Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta | Produção Executiva: Vanessa Curci | Produção de Circulação: Yumi Ogino | Assistente de Produção: Davi Alejandro | Direção de Produção: Gabriel Saito.