Bertioga forma 60 novos operadores de empilhadeira pelo Qualifica SP
O curso capacitou os participantes para a movimentação e operação de empilhadeiras, com foco nas normas de segurança
02/09/2025 - terça às 10h36Novas oportunidades profissionais e qualificação marcaram a noite de sexta-feira (29), no Fundo Social de Solidariedade de Bertioga, durante a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Operador de Empilhadeira. Ao todo, aproximadamente 60 alunos concluíram a formação, realizada entre 21 de julho à 18 de agosto, com carga horária de 74 horas.
"Foi meu primeiro curso de qualificação profissional e trouxe uma experiência totalmente nova. Aprendi conteúdos que não conhecia e que fazem a diferença no mercado de trabalho. As aulas foram muito boas e agora me sinto preparado para buscar novas oportunidades", relatou Lucas Balbino, 23 anos, um dos formandos.
O curso capacitou os participantes para a movimentação e operação de empilhadeiras, com foco nas normas de segurança. O conteúdo incluiu prática operacional, uso de EPIs, organização de cargas, noções de saúde e segurança no trabalho e desenvolvimento de competências comportamentais.
De acordo com a chefe do Setor de Monitoramento de Parcerias e Serviços, Mariana Santos, a iniciativa garantiu que os alunos saíssem preparados para o mercado de trabalho, aptos a atuar nessa nova frente de empregabilidade em Bertioga, com aprendizado de qualidade que uniu teoria e prática. Quatro formandos desse curso já estão sendo contratados por empresas parceiras.
A ação integra o programa Qualifica SP, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Bertioga, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho, com mão de obra qualificada.