Baixada Santista

Condesb aprova recursos para patrocínio de Plano de Gestão Integrada das orlas da Baixada Santista

A iniciativa possibilita que cada município invista em suas praias com mais autonomia

01/09/2025 - segunda às 19h00

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), aprovou, nesta segunda-feira (25), durante a sua 259ª reunião, recursos para que os nove municípios possam desenvolver o Plano de Gestão Integrada (PGI) das orlas das praias da região.

A novidade foi apresentada pelo Presidente do Fundo Metropolitano da Baixada Santista e Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Vicente, Alexsandro Ferreira:

"Os municípios que aderiram ao TAGP - Termo de Adesão a Gestão de Praias precisam dar continuidade às suas obrigações, entre elas, a elaboração do PGI - Plano de Gestão Integrada. Sua importância está relacionada ao planejamento urbano, desenvolvimento econômico e à gestão participativa e sustentável das orlas dos municípios da Baixada Santista", explica.

A iniciativa vai fomentar a autonomia dos municípios através de recursos regionais para que invistam em suas orlas. Com isso, será possível planejar melhor o desenvolvimento, melhorando a infraestrutura, gerando mais conforto e atraindo turismo e investimentos.

O Presidente do Condesb e Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, afirma que este é um momento decisivo:

"Não podemos mais perder tempo governando de costas para o mar. Se conseguirmos ter a gestão toda estruturada conseguiremos fazer o que o Nordeste faz no turismo há muito tempo. Esse é um momento de virada de chave. Precisamos entender que as nossas orlas são o lazer da nossa comunidade, mas, também, um gatilho para o desenvolvimento econômico de toda a região".

Kayo Amado ressalta que o PGI é um avanço na forma de organização para que as cidades tenham mais estrutura:

"O PGI é um documento fundamental para que as cidades possam ter autonomia para trazerem bons empreendimentos, desenvolvimento sustentável, emprego, que é fundamental e, com isso, melhorar tanto a qualidade para o cidadão que mora nas nossas áreas, que mora na nossa região e frequenta as praias como, também, para o turista que a gente recepciona e que pode encontrar praias muito melhores, com uma qualidade muito maior. Esse plano será patrocinado pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista e todos os municípios poderão fazer a adesão para a sua elaboração. É fundamental que as cidades tenham autonomia de trabalharem as suas orlas de praia", completa o Presidente do Condesb.