ENSINO

Projeto educacional explica relação Porto-Cidade para alunos e educadores da rede pública de Santos

O objetivo do projeto é oferecer informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade

28/08/2025 - quinta às 16h00

A história do Porto de Santos, as cargas e terminais, os impactos positivos e negativos, as oportunidades de trabalho e o papel da Autoridade Portuária estão entre os temas a serem abordados no projeto Educação Portuária, que será desenvolvido com alunos e educadores da rede municipal de ensino de Santos.

O objetivo do projeto é oferecer informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade. "Apesar de o Porto de Santos ser a grande mola propulsora do desenvolvimento da região, muitos moradores ainda desconhecem aspectos como quais as cargas movimentadas, onde estão os terminais e a quantidade de navios", explica o jornalista Marco Santana, diretor da Marco Zero Conteúdo, realizadora do projeto. Segundo ele, serão abordados também os impactos negativos, que precisam ser enfrentados, e positivos, provocados pelo porto.

Nesta etapa do projeto, que começa dia 1 de setembro, as atividades serão desenvolvidas com 1 mil alunos de dez escolas de Ensino Fundamental Santos, na Zona Noroeste, Morros e Centro. De uma maneira divertida, lúdica e dinâmica, os temas serão abordados pela contadora de história Camila Genaro. O projeto Educação Portuária vai distribuir uma cartilha ilustrada para os estudantes e uma apostila para os educadores, ambos os materiais com projeto gráfico do designer Christian Jauch.

Visita 3D- Além de ouvir as contações de histórias, os alunos e educadores também terão a oportunidade de fazer uma visita virtual pelo Porto de Santos, com o auxílio de um óculos 3D. Trata-se de um conteúdo exclusivo desenvolvido pela produtora Release Eletrônico, que permite conhecer todos os terminais do porto, acompanhar a movimentação de cargas e até entrar no canal do estuário como se estivesse a bordo de um navio, na cabine do capitão.

Concurso- Ao final do projeto, será realizado um concurso cultural, em duas categorias: texto e imagem. Os autores dos melhores trabalhos de cada categoria receberão como prêmio um tablet.

Uma realização da Marco Zero Conteúdo, o projeto Educação Portuária tem patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.