POLÍTICA

Paulo Alexandre Barbosa discute demandas da Operação Verão da Saúde do litoral com governo estadual

Parlamentar promove encontro de lideranças da Baixada com secretário de Estado da Saúde com pleitos para melhoria do atendimento durante a temporada

27/08/2025 - quarta às 09h56

A Operação Verão da Saúde na Baixada Santista foi um dos temas discutidos em uma reunião na tarde desta terça-feira (26), promovida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, prefeitos e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. "As tratativas estão cada vez mais avançadas. Estamos confiantes em sensibilizar o Estado com relação às demandas do litoral na área da saúde", disse Paulo Alexandre Barbosa, logo após o encontro. 

 

O secretário de Saúde destacou a parceria entre governo, deputados e prefeitos e afirmou que as propostas vão para frente. "Temos boas notícias. Em Peruíbe, hospital fortalecido e andando até o fim do ano. E tivemos uma proposta ótima apresentada na reunião para um centro de especialidades para o Litoral Sul, para fazer a fila de exames andar. Parceria muito importante com o deputado Paulo Alexandre. É o legislativo e o executivo caminhando juntos", disse o secretário de Saúde. 

 

O nome da operação que vai reforçar o atendimento nas cidades do litoral é em referência à medida de segurança pública que vigora durante os meses da alta temporada, todos os anos, quando policiais militares reforçam o efetivo da Baixada Santista. A ideia é montar um esquema especial durante o verão essa sazonalidade. As populações das cidades do litoral dobram ou até triplicam durante os meses de férias de verão em razão do aumento de turistas, sobrecarregando o sistema público de saúde regional.

 

"Nós temos diversos pleitos para a saúde da Baixada Santistal. Recebi os secretários de saúde das cidades, conversamos sobre as propostas e trouxemos hoje ao secretário Eleuses Paiva, que se mostrou receptivo às demandas e se comprometeu a auxiliar os municípios", disse Paulo Alexandre.

 

Especialidades

Outras demandas levadas ao Estado são um Centro de Especialidades no Litoral Sul, a ampliação do Hospital Regional de Itanhaém e o funcionamento do Hospital de Peruíbe. "Avançamos na proposta do Centro de Especialidades no Litoral Sul. Agradecer ao Paulo Alexandre por essa parceria, que possibilitou esse encontro. Trouxemos demandas importantes, como a segunda torre do Hospital Regional também, que vai possibilitar um maior atendimento em Itanhaém e todo o litoral, além dos recursos para a Operação Verão da Saúde", disse o prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes. 

 

O secretário de Governo de Mongaguá, Paulinho Wiazowski, que representou a prefeita Cristina Wiazowski, destacou os avanços na negociação. "Somos gratos ao Paulo pela parceria, principalmente no sentido de criar um centro de especialidades no litoral sul. Esse é um importante avanço para a Baixada", afirmou.

 

O funcionamento do Hospital de Peruíbe também esteve entre os assuntos em pauta pelo prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo. "Paulo é um parceiro da Cidade, sempre abrindo portas para os pleitos do nosso município. Temos um hospital perto do funcionamento, com recursos garantidos pelo Paulo. Hoje mais um avanço nas discussões para melhorar a saúde da população e também da Baixada", concluiu ele.