Mutirão de limpeza recolhe mais de 1 tonelada de resíduos em manguezal próximo ao Rio Paranhos
Ação reforçou a importância da preservação do ecossistema costeiro
26/08/2025 - terça às 14h50A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Semam-SCBem), e junto ao pessoal do Projeto Limpa Rio, do Jardim Nova República, realizou neste domingo (24) mais uma edição do "Mutirão de limpeza de manguezais". A iniciativa aconteceu às margens do Rio Paranhos que corta o bairro do Bolsão 8 e mobilizou a comunidade em prol da preservação ambiental.
Mais de uma tonelada de resíduos foi retirada do manguezal, sendo a maior parte composta por embalagens. Entre os materiais mais preocupantes encontrados, estavam sacolas plásticas, isopor, garrafas PET e até medicamentos descartados de forma incorreta. Um dos itens que mais chamou a atenção dos voluntários foi um pneu de trator, removido da área durante o trabalho coletivo. De acordo com a Semam-SCBem, o manguezal é um ecossistema essencial para a reprodução de diversas espécies marinhas e aves, como o guará-vermelho, além de desempenhar papel importante no equilíbrio ambiental. A grande quantidade de resíduos flutuantes, no entanto, tem causado impactos preocupantes.
"O lixo produzido por nós não pode parar no mangue ou em qualquer outro lugar que não seja ambientalmente correto. Essa iniciativa busca envolver ao máximo as entidades ambientais da Cidade, promovendo não apenas a limpeza, mas também a conscientização da população", destacou o secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Cleiton Jordão.
A ação contou com o apoio do Recanto dos Pescadores, Marina Andrade, Manguezal Vivo, Guerra Trips, Etec Cubatão, Paradas, Isac-VP, Instituto Sonhe Grande, Reciclacub, ABC Marbas e Terracom, além de dezenas de voluntários que participaram da atividade.