Cubatão assina convênio com Unifesp durante 'Fórum Aliança Sustentável 2025'
Iniciativa busca formalizar uma aliança pelo desenvolvimento sustentável da cidade
26/08/2025 - terça às 13h18Na tarde desta segunda-feira (25), o Bloco Cultural de Cubatão recebeu o Fórum Aliança Sustentável 2025, encontro que reuniu autoridades federais, estaduais, municipais, especialistas e CEOs de grandes indústrias em um debate sobre inovação, sustentabilidade e competitividade regional. Durante o evento, promovido pela iniciativa privada, a Prefeitura de Cubatão assinou protocolo de intenções junto à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) via Instituto do Mar (IMar).
"Hoje, damos passos largos. É uma oportunidade única para falarmos dessa aliança, pois o poder público não faz tudo sozinho. A realização de eventos como este em Cubatão fortalece o papel do município como ponto de encontro entre o meio acadêmico, a ciência, o poder público e setor produtivo, ampliando as conexões em torno de uma agenda de transição energética, inovação urbana e sustentabilidade para toda a Baixada Santista. Uma parceria inédita que, de fato, eleva Cubatão em posição de destaque no cenário da sustentabilidade, da inovação e da academia", ressaltou o prefeito César Nascimento.
César ainda destacou a presença em Cubatão de vários pesquisadores de fora da Região, especialistas em Cidades Inteligentes, Cibersegurança e Certificação ISO com experiências aplicadas em diferentes municípios brasileiros. "Eles vão poder conferir de perto as mudanças que o município fez, como o capital pode se aliar à sustentabilidade, resultando em ações mostram a nossa preocupação com o meio ambiente, que vivemos novos tempos e, principalmente, que estamos construindo uma Cubatão cada vez melhor, inclusiva e sustentável", conclui o prefeito.
A vice-prefeita Andrea Castro e o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, Cleiton Jordão, expuseram os detalhes sobre o convênio que trata da cooperação em áreas estratégicas como meio ambiente, educação, ciência e tecnologia, aproximando a universidade das políticas públicas municipais, mostrando Cubatão como polo de diálogo.
"Cubatão estará presente na COP-30, no final do ano, em Belém do Pará. E estaremos lá justamente para mostrar a transformação que a nossa cidade teve nos últimos anos. Explicar a importância desse pacto falado aqui, uma palavra central que norteia essa luta por um mundo melhor, enriquecido com parcerias dessa natureza ao longo do caminho. Não podemos esquecer de que todas as nossas medidas e ações foram centradas nos eixos do desenvolvimento econômico, educacional, habitacional, social e gestão ambiental, entre outros", expressou Andrea Castro. "Esse protocolo de intenções, que baliza a parceria, possibilitará abrir portas significativas na conexão da ciência com a educação, com tecnologia e inovação para o bem do meio ambiente em geral na nossa cidade", completou Jordão.
Entre as diversas autoridades presentes, também falaram da importância do evento e da assinatura do convênio Júlia Mota – Secretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, e Andrea Cancela da Cruz, Coordenadora-Geral de Ciências para Oceano e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Quanto ao outro lado da parceria, a Prof.ª Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção, Reitora da UNIFESP: "Manifesto aqui a minha alegria de estar em Cubatão neste protocolo de intenções entre a Prefeitura e uma Instituição Federal que atua em sete Municípios, tendo um Campus em Santos representando toda Região da Baixada Santista. Estar aqui neste evento é uma demonstração de interesses mútuo, o que significa que ambas gestões realizam ações contínuas, em conjunto, que pensam a sustentabilidade ambiental no sentido mais amplo possível, que é a vida. O que temos a oferecer enquanto universidade é o conhecimento cientifico, sempre com o intuito de melhorar a vida de cada cidadão. Neste sentido, conte conosco, prefeito", salientou a Reitora.
Resumo da Parceria e prazo de vigência – O protocolo de intenções busca aproximar Prefeitura e instituição na implementação de projetos educacionais, de pesquisa e inovação nas diferentes áreas do saber que atendam às necessidades do município. O prazo de vigência será de 12 (doze) meses a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.
Entre as contribuições da Prefeitura de Cubatão e da Unifesp, estão: prospectar a participação de eventos que promovam ações educacionais, de pesquisa e inovação dos partícipes; Mapeamento de potenciais escolas parceiras pra implementação de iniciativas conjuntas, como o Programa Escola Azul; Mapeamento de temas prioritários para desenvolvimento científico e tecnológico; Promover a articulação institucional entre os membros da Unifesp, da Prefeitura, empresas e entidades parceiras visando a cooperação técnica, formativa, científica e Serviço Público Federal – Universidade Federal de São Paulo Pró-reitora de Administração Rede de Convênios; Identificar fontes de financiamento, incentivos fiscais e instrumentos legais que possam apoiar a execução das ações previstas; e apresentar os resultados alcançados em forma de relatórios.
O evento foi transmitido pela TV Polo Cubatão e está disponível na página do Youtube, cujo link é https://youtube.com/live/LoZ7ArANTJk?feature=share .
Também houve paineis e falas de diversas outras autoridades, como Júlia Mota, Secretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, representando o Governo Estadual, e Andrea Cancela da Cruz, Coordenadora-Geral de Ciências para Oceano e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o Governo Federal, além do jornalista Cido Barboza, organizador do evento.
Ainda prestigiaram o Fórum Aliança Sustentável 2025: vereadores da Câmara Municipal, Fernando Henrique, Delegado titular da Policia Civil em Cubatão; Ricardo Salgado e Omar Silva, respectivamente, diretor do Cide e Gerente Regional do CIESP; e diversos secretários municipais – Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo), Elias Silva (Turismo), Jaque Barbosa (Mulher e Direitos Humanos), Cláudio Barazal (Comunicação Social), Márcio Oliveira (Saúde), Danielle Souza (Educação), além de vários representantes outras entidades da Sociedade Civil Organizada.