A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Condesb discute hoje retomada das contribuições para Fundo Metropolitano

Plenária será realizada a partir das 10h, na Colônia de Férias do SinSaúde-SP, em Peruíbe

25/08/2025 - segunda às 03h00

Mudanças à vista
A Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SinSaúde-SP), em Peruíbe, receberá hoje, a partir das 10 horas, a plenária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). Um dos assuntos em pauta é a retomada das contribuições dos municípios ao Fundo Metropolitano, cujos recursos financiam ações de planejamento e obras de caráter regional. Também será debatida a possibilidade de as cidades realizarem aportes maiores.

Tudo parado
Desde 2019, o Governo do Estado não repassa as verbas para esse fundo. Já as prefeituras fizeram a última contribuição em 2023, mas algumas não cumprem o compromisso desde 2020. Esse é o caso de Guarujá, Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande, segundo dados do mês passado disponibilizados no site da Agência Metropolitana (Agem).

Dinheiro em caixa (por enquanto)
Esses recursos estão sendo utilizados em obras de drenagem em Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, assim como na reforma da ciclovia da Avenida Tupiniquins, em São Vicente, e em reparos no Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande. Segundo o presidente do Fundo e secretário de Desenvolvimento Urbano de São Vicente, Alexsandro Ferreira, há cerca de R$ 7 milhões em caixa, mas parte desse dinheiro já está comprometida com alguns projetos em andamento.

Deu o cano
A Associação Comercial de Santos (ACS) realizou ontem uma grande solenidade para marcar os 100 anos do Palácio do Comércio, a atual sede da instituição. Uma das atrações do evento seria o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que receberia da entidade a Comenda Visconde de Vergueiro. No entanto, ele não compareceu.

Recepção calorosa
Do lado de fora, o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Cadu Barbosa, o parlamentar de Peruíbe Cristen na Mira (MDB) e um grupo de apoiadores protestaram contra a instalação de pedágios nas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Rio-Santos. Com megafone, camisetas e faixas com os dizeres "pedágio não", os participantes do ato fizeram bastante barulho e incomodaram alguns convidados da festa.

Aliados na luta
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), conversou com o grupo e disse que está dialogando com o Governo do Estado para que os moradores da Área Continental de Santos fiquem isentos da cobrança. Ex-chefe do Executivo de Praia Grande, Raquel Chini (Republicanos) também falou com os parlamentares e demonstrou apoio à luta da Uvebs. No calor da emoção, Cristen elogiou a modernidade do drone que estava registrando a festa da ACS e até se empolgou ao fazer uma saudação.

Pronto para o desafio
O vereador de Guarujá Anderson Bernardes (Pode) deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições. Ele foi incentivado pela presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu, que mencionou a necessidade de a Pérola do Atlântico e a Baixada Santista terem uma representação mais forte no Parlamento paulista.

Atenção especial
Ambos já se conhecem há mais de dez anos. Bernardes estreitou laços com a cacique da legenda quando discutiu alguns pontos da Reforma da Previdência e do Estatuto das Guardas Municipal. Nos últimos meses, Renata tem ajudado o vereador a viabilizar algumas audiências com representantes do Governo do Estado para tratar das demandas relacionadas à segurança e à falta d'água na Cidade.

Possibilidade descartada
A Prefeitura de Santos descartou a possibilidade de criar o cargo de apicultor. Essa foi a resposta da Administração Municipal a um requerimento do vereador Zequinha Teixeira (PP), que está preocupado com o aumento de número de colmeias em vários bairros do Município. "Apenas uma pessoa realiza esse serviço na Cidade, de forma pontual, o que tem se mostrado insuficiente diante de sua extensão territorial", pontou o parlamentar.

Efeitos das mudanças climáticas
O Executivo explicou que essa profissão "possui uma grande abrangência, sendo que se faz necessário ter uma área exclusiva para a acomodação e cuidados com as colmeias removidas da área urbana". Foi mencionado, ainda, que o crescimento mencionado por Zequinha está diretamente relacionado a alguns fatores, como desmatamento e mudanças climáticas. Uma licitação foi aberta, no ano passado, para a remoção de 150 colmeias. Até o final de junho, 56 atendimentos já tinham sido realizados.