LAZER

Parque Ibirapuera completa 71 anos hoje

Para comemorar o aniversário, o Ibira tem várias atividades gratuitas neste fim de semana

21/08/2025 - quinta às 18h00

O Parque Ibirapuera é uma das principais áreas de lazer de São Paulo. A vegetação que compõe o parque é formada de bosques heterogêneos, jardins, gramados e alamedas. Em 2025, entre janeiro e março, recebeu mais de 4 milhões de visitantes - maior público dos últimos cinco anos. Domingo é o dia mais visitado. A informação é da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.


E em comemoração ao aniversário, o parque vai oferecer uma programação especial para a população. Já começa nesta sexta (22) à noite, com a sessão especial ao vivo “Estrelas de São Paulo”, para descobrir a história da astronomia e construção do Planetário. 


No fim de semana, nos dias 23 e 24 de agosto, o parque terá atividades como: “Pintando a Natureza”, para confecção de postais em celebração ao aniversário. No sábado (23), acontece a visita “Biodiversidade no Coração de SP”, uma caminhada guiada pela equipe educativa. E no domingo (24), tem a atividade “Terrário: Uma Arte Viva”, para aprender a montar o seu próprio terrário. 

História 


O espaço que hoje conhecemos como o parque era uma aldeia indígena chamada Ypyra-ouêra, palavra em tupi-guarani que significa árvore apodrecida. A área era extremamente alagadiça, com solo de várzea. Os primeiros planos para transformação em parque urbano datam da década de 1920.


Em 1951, o governador do estado na época, Lucas Nogueira Garcez, instituiu uma comissão para que o parque fosse o principal marco das comemorações do 400º aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 1954. Mas, o Ibirapuera só acabou inaugurado em 21 de agosto daquele ano. 

Serviço


Sexta (22), às 19h 

Estrelas de São Paulo – Planetário Ibirapuera

Sábado (23) e Domingo (24), das 14h às 17h

Pintando com a Natureza – Serraria

Sábado (23), às 10h

A Biodiversidade no Coração de SP - Centro de Visitantes 

Domingo (24), das 10h às 12h

Terrário: Uma Arte Viva Parquinho – em frente as quadras esportivas