Música

Conhecendo Mentes: Freddie Mercury

Como foi a vida de uma das maiores vozes da história da humanidade

21/08/2025 - quinta às 14h00

No dia 5 de setembro de 1946, na cidade de Pedra, nascia Farrokh Bulsara, um jovem que mudaria para sempre a história do rock e da música como um todo, usando o nome de Freddie Mercury. Desde novo, Farrokh sempre se identificou com a música e, através da arte, conseguia se expressar com o mundo à sua volta. No ano de 1964, a família de Freddie se mudou para Londres. Onde teve ainda mais contato com a música e a arte, nessa época o jovem começou a cursar Design Gráfico e se formou em 1969. 


Já começando sua carreira, Freddie conheceu durante sua juventude uma banda chamada Smile e se encantou com a música produzida pelos artistas. Foi então que, quando o vocalista do grupo decidiu sair da banda, Freddie encontrou uma oportunidade de finalmente cantar em shows de verdade. Depois de Freddie entrar no grupo, os integrantes decidiram alterar o nome da banda para “Queen”.


Após se apresentarem em diversas casas de show pela Inglaterra, os jovens finalmente lançaram seu primeiro álbum em 1973, chamado Queen, e apenas um ano depois já produziram seu segundo álbum “Queen II”, mas só em 1975 que a banda realmente alcançou o sucesso mundial, com a obra “A Night at the Opera” que trazia canções históricas como “Bohemian Rhapsody”.


Apesar do sucesso do grupo, alguns conflitos começaram a surgir e, devido a diferenças nos objetivos e nas ideias do grupo, em 1980, Freddie decidiu investir em sua carreira como artista solo. Após diversas brigas, a banda finalmente voltou a produzir músicas juntos e lançou novos álbuns como “The Works”. Em 1985, o grupo participou do que é lembrado até hoje como um dos maiores shows da história da música, o Live Aid. 


Apesar de viverem um momento incrível como grupo, na vida pessoal Freddie enfrentava uma das maiores batalhas de sua vida. Em 1986, os noticiários ingleses já diziam que o astro havia sido diagnosticado como portador do vírus HIV. Apesar de sempre negar os boatos, a aparência de Freddie não deixava dúvidas, afinal, o cantor aparecia em eventos cada vez mais magro e pálido. Mesmo não conseguindo mais se apresentar, Freddie seguia trabalhando com a banda nos estúdios e permaneceu produtivo o máximo que pode.


 
No dia 24 de novembro de 1991, Freddie faleceu. Mas o cantor sempre será lembrado pela sua genialidade e por sua coragem em uma época tão difícil da humanidade.  


 
“O show deve continuar, eu irei enfrentar tudo com um sorriso, eu nunca irei desistir, avante - com o show.” Freddie Mercury