CULTURA

Mostra MABS exibe filmes e lança banco de profissionais da região entre 27 e 29 de agosto

Realização do Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS), a programação é gratuita e acontecerá no Teatro Guarany e no Museu da Imagem e do Som (MISS)

20/08/2025 - quarta às 15h39

Coletivo independente formado para fortalecer o audiovisual regional e ampliar o acesso da população à cultura, o Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) realiza entre os dias 27 e 29 de agosto 16ª edição da MOSTRA MABS, em Santos (SP).

O evento, gratuito, ocupará o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro) com a exibição de 14 curta-metragens produzidos na região e o Fórum Audiovisual da Baixada Santista; e também o Museu da Imagem e do Som – MISS (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), com um debate entre realizadores e curadores.

A programação começa na quarta-feira (27/8), no Teatro Guarany com a realização do Fórum Audiovisual da Baixada Santista, que terá como tema “O Filme Está Pronto. E Agora?”. Para debater as etapas seguintes à produção de uma obra, seus desafios e oportunidades, participam do encontro o ator, professor e pesquisador Eduardo Bordinhon, o premiado cineasta paraibano Tiago A. Neves, a atriz, diretora e dramaturga Thays Villar e o produtor cultural Ricardo Vasconcellos.

A mediação será da cineasta, professora e produtora Raquel Pelegrini e também estarão presentes os coordenadores do MABSDino Menezes, Van Aguiar, Ariel Quintela, Tales Ordakji, Cibele Gonçalves Cássio Santos.


A noite de abertura também será marcada pelo lançamento de um banco de profissionais do audiovisual da Baixada Santista na plataforma CINEMABS (www.cinemabs.com.br), que tem como objetivo conectar a classe técnica e artística e atender as produções realizadas na região.

O novo recurso possui uma ferramenta de consulta com cerca de 50 categorias, que poderão ser filtradas por cidade, gênero, cor e escolaridade, entre outros parâmetros,  além de um segmento específico para casting de atrizes e atores. Em constante atualização, a plataforma seguirá com cadastro aberto a todos os profissionais interessados em participar da iniciativa.

“Desde o início a proposta do movimento tem sido valorizar os realizadores locais, para dar visibilidade às nossas próprias histórias, promover o debate e construir uma identidade em relação à produção audiovisual, conectando todos os envolvidos no processo. Esta edição será marcada por diversos avanços neste sentido, o que é motivo de celebração”, comenta o cineasta Dino Menezes, um dos idealizadores do MABS.

 

Curtas-metragens - Na quinta-feira (28/8), também no Teatro Guarany, acontece a Mostra MABS, com a exibição de 14 curta-metragens, selecionados entre 81 inscritos, por três curadores – o multiartista visual Andrey Haag,  a atriz e ícone trans da cena cultural pernambucana Sharlene Esse e do cineasta Tiago A. Neves. Os filmes compõem um panorama atual da produção regional e serão distribuídos em duas sessões, às 19h30 e 21h30.

Serão exibidos: “Antes da Rua” (direção: Bete Nagô), “Chico Voltou Só” (direção: Douglas Gadelha), “Corre Nosso” (direção: Bê Reis), “Domingo” (direção: Nabru Andrade), “Glória” (direção: Letícia Polan), “Grãos do Tempo” (direção: Letícia Matthias e Henrique Nascimento), “Mecha Meraki”  (direção: Babi Astolfi), “Medo” (direção: João Pedro Silva), “O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar” (direção: Thays Villar), “O Voo De Dener” (direção: Rafaela Souza), “Onde A Gente Parou?” (direção: Alan Oliveira), “Onde As Flores Crescem” (direção: Fabricio de Lima), “Os Óculos Novos de Caetano” (direção: João Jano e Ycaro Samaniego) e “Reflorescer – Maternidade Lésbica” (direção: Isabella Graça).

Após as sessões haverá a entrega do Troféu Toninho Dantas às equipes dos filmes e, em seguida, a “Festa do Cinema”, com a DJ Iasmin Alvarez, apresentada por Bete Nagô e Thays Vilar.

 

Durante o evento serão prestadas homenagens à coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss, ao Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal e ao membro fundador e criador da logomarca do MABS jornalista, crítico de cinema e Conselheiro de Cultura de Santos pela cadeira de Cinema e Audiovisual, Carlos Cirne (in memoriam).


Encerramento no MISS - A programação se encerra na sexta-feira (29/8), no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), com um debate entre os realizadores dos filmes e a curadoria desta edição, às 19h.

 

A ocasião também vai marcar o lançamento dos filmes exibidos na 16ª Mostra MABS na plataforma CINEMABS, onde ficarão disponíveis até o dia 31 de agosto. Em breve, o catálogo online também contará com funções de filtros e será ampliado, contribuindo com a preservação da memória, cultura e identidade do movimento audiovisual da região da Baixada Santista.

 

Sinopses e Fichas Técnicas

Para imagens dos filmes selecionados, clique aqui

Antes Da Rua | Dir. Bete Nagô | Duração: 12:53

Sinopse: Amanda é uma mulher trans, professora de teatro e moradora da periferia que enfrenta o desemprego e a falta de apoio financeiro, emocional e institucional.. Em um país que marginaliza corpos dissidentes, ela resiste à solidão, à invisibilidade e às barreiras impostas pela sociedade.  

Chico Voltou Só | Dir.: Douglas Gadelha | Duração: 06:16

Sinopse: O documentário reflete sobre a trajetória de um operário nordestino em meio a ditadura militar na cidade de Cubatão (SP), através de imagens e vídeos de arquivo inéditos.

Corre Nosso | Dir.: Bê Reis | Duração: 02:53

Sinopse: Uma reflexão sobre o lugar que as bicicletas ocupam, desocupam e trespassam. Através de imagens e relatos, revelamos que as bikes fazem muito mais do que apenas levar alguém do ponto A ao ponto B, sendo parte importante da ocupação plena de um território.

Domingo | Dir.: Nabru Andrade | Duração: 13:59

Sinopse: “Domingo” conta a história de Sol, uma jovem que está indo morar em outra cidade para estudar e decide aproveitar seu último dia com os amigos.

Glória | Dir.: Letícia Polan | Duração: 17:28

Sinopse: Após a morte repentina do marido, a rotina de Glória, uma senhora de 67 anos, é profundamente abalada. Ela reencontra a força em uma inesperada responsabilidade: cuidar de Ana, sua sobrinha-neta que perdeu a mãe em uma tragédia.  

Grãos Do Tempo | Dir.: Letícia Matthias e Henrique Nascimento | Duração: 10:29

Sinopse: A jovem Helena encontra-se presa em um momento de estagnação em sua vida, onde os dias parecem se arrastar sem propósito, como se as areias do tempo tivessem parado. Desconectada de tudo e de todos, ela é consumida por um vazio que não consegue compreender.

Mecha Meraki | Dir.: Babi Astolfi | Duração: 04:12

Sinopse: Em uma sociedade robótica movida pelo consumo de membros mecânicos coloridos, um robô cinza e inseguro enfrenta a pressão de encontrar as peças perfeitas para si.

Medo | Dir.: João Pedro Silva | Duração: 14:05

Sinopse: Um jovem casal está de luto pelo falecimento de seu filho recém-nascido, e acredita que um animal doméstico poderá preencher o vazio que se encontra entre os dois. Desde a morte da criança, o pai (Arthur) tem trabalhado demais, enquanto a mãe (Leticia) não costuma sair de casa.

O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar | Dir.: Thays Villar | Duração: 15:00

Sinopse: Um mergulho no processo criativo de Zecarlos Gomes. Com sua drag queen Shey Lona, ele mostra como a arte chegou à sua vida e o que surgiu desse encontro.

 

O Voo De Dener | Dir.: Rafaela Souza | Duração: 14:32

Sinopse: Em Creta, Ícaro ultrapassa limites e voa até alcançar o Sol e acabar no chão. Em Nova Iorque, Dener não deixa que ditem seus limites.

Onde A Gente Parou? | Dir.: Alan Oliveira | Duração: 18:48

Sinopse: Cristian, acostumado a marcar encontros por aplicativos de relacionamento, recebe pela primeira vez em seu apartamento o misterioso Bernardo. Após uma breve conversa, os dois se aproximam. No entanto, ao abrir a porta para um desconhecido, tudo pode acontecer.

Onde As Flores Crescem | Dir.: Fabrício de Lima | Duração: 15:51

Sinopse: Com a chegada da melhor idade, Margarida ainda vive em seu passado. Mas, quando o seu antigo liquidificador quebra ao mesmo tempo que recebe uma visita inesperada, surge um novo caminho para o seu presente e cores para o seu futuro.

Os Óculos Novos De Caetano | Dir.: João Jano e Ycaro Samaniego | Duração: 15:00

Sinopse: Uma história de relação de mãe e filho que vira de cabeça para baixo quando um novo objeto chega na vida dos dois, os óculos novos de Caetano.

Reflorescer – Maternidade Lésbica | Dir.: Isabella Graça | Duração: 10:06

Sinopse: O documentário revela a transformadora história de Aline e Alessandra, mulheres negras e lésbicas, que vivenciam a dupla maternidade dos gêmeos Jamal e Jawari. A narrativa explora a origem do desejo de se tornarem mães, os desafios enfrentados e a alegria familiar compartilhada.

 

Sobre o MABS

O Movimento Audiovisual da Baixada Santista – MABS é um coletivo independente e apartidário, formado por realizadores e cineastas, profissionais e em formação, que atua para fortalecer o audiovisual regional e ampliar o acesso da população à cultura.


É também um agente ativo na construção de políticas públicas para o setor. Entre suas conquistas está a criação da Lei do Edital Toninho Dantas, que garante fomento permanente à produção de curtas-metragens no município de Santos, e a participação direta na implementação da Lei Paulo Gustavo na Baixada Santista.

Além da atuação política, o MABS realiza anualmente a Mostra MABS, que começou online durante a pandemia da Covid-19 e atinge sua 16ª edição – a quarta em formato presencial - como uma das principais vitrines do cinema independente caiçara. Também promove a Semana do Audiovisual Caiçara, com exibições, debates e atividades formativas; e articula para a criação do futuro Centro Temático de Cinema de Santos.

O MABS também atua no apoio a produções de realizadores da Baixada e mantém parceria com diversos festivais e mostras de cinema da região, fortalecendo a rede audiovisual local e fomentando a integração entre iniciativas.

 

16ª MOSTRA MABS

 

27 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h

Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.

28 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h.

Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.

29 de agosto, sexta-feira, das 19h às 22h

Museu da Imagem e do Som (MISS) | Rua Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.

Realização: Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS) 

Apoio: Naymovie | Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de Santos