MEMÓRIA MUSICAL

Filme sobre a vida de Chorão é gravado em Santos

O filme será quase todo ambientado em Santos, tendo poucas cenas gravadas em estúdio, em São Paulo

20/08/2025 - quarta às 15h33

Santos foi mais uma vez escolhida como cenário para filmes, só que desta vez fazendo parte da história da produção. A cinebiografia do vocalista da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, o 'Chorão', está sendo gravada na Cidade que tanto amou e ajudou a divulgar mundo afora. O papel do ídolo é interpretado pelo ator José Loreto. 

O longa-metragem é inspirado no livro 'Se não eu, quem vai fazer você feliz? Minha história de amor com Chorão', escrito por Graziela Gonçalves, viúva do cantor. A produção é assinada pela Bravura Cinematográfico, com direção de Hugo Prata e Felipe Novaes e roteiro de Duda de Almeida.

As gravações realizadas na terça-feira (19), na praia do Boqueirão, chamavam a atenção de quem passava, tanto pela quantidade de profissionais e equipamentos utilizados, como também pela presença do ator. Loreto estava caracterizado como Chorão, vestia blusa listrada e bermuda - bem largas como o vocalista costumava usar -, além de uma touca estilosa. Na areia, gravaram cenas que fazem parte do início da história do filme, nos anos 1990, quando Chorão passava as tardes na praia e acabou conhecendo Graziella, que se tornaria, tempos depois, sua mulher. 

O filme será quase todo ambientado em Santos, tendo poucas cenas gravadas em estúdio, em São Paulo. Segundo um dos diretores da cinebiografia, Hugo Prata, é muito importante gravar em Santos, local onde Chorão viveu boa parte da vida. Ele também ressaltou: "As gravações estão com um astral muito legal, uma energia contagiante, a gente sente que o Chorão é um personagem muito importante para a Cidade. Aqui, sentimos muito a força dele", ressaltou. 

Felipe Novaes, que também assina a direção, nasceu em Santos, mas acabou indo para São Paulo, buscando novos horizontes. Agora, o diretor está de volta para fazer o longa. "Estou emocionado em voltar para casa, realizar um filme de uma figura que é tão especial à Cidade. Não tinha como não filmar nesta praia linda".


Suporte da Santos Film Commission 

As gravações são acompanhadas pela Santos Film Commission, que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual, como filmes, séries e comerciais, para serem gravados na Cidade. O setor ligado à Secretaria de Cultura (Secult) atua como ponto de contato para produtores, oferecendo suporte em questões como autorizações para filmagens em áreas públicas, busca de locações, e acesso a serviços e fornecedores locais. 

No caso das gravações do filme sobre Chorão, além de todo este suporte, a Film Commission intermedeia a reserva dos espaços necessários para as gravações, como a praia, jardim da orla, pistas de skate, entre outros locais necessários para os trabalhos.

Ao longo das próximas semanas, mais de 100 profissionais estarão envolvidos nas gravações, entre figurantes, assistentes, técnicos, atores e produtores. Boa parte destes profissionais são santistas, envolvendo também a contratação de serviços de segurança, bombeiro civil, limpeza e de catering (alimentação e bebidas para as equipes), contratados pela produtora do filme. 

"Toda a produção audiovisual gravada em Santos movimenta nossa economia, trazendo recursos e geração de renda para diferentes setores. Isso tudo sem contar na divulgação dos nossos cenários, que são frequentemente reconhecidos por quem vive ou visita a Cidade", comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal. 

O produtor geral do filme, Fábio Zavala, ressaltou a importância da Santos Film Commission. "É fundamental todo apoio que estamos recebendo. Eles nos mostram o que é, e o que não é possível gravar. Aconselho virem filmar aqui, em Santos, por todo esse suporte que nos dão".  Ele ainda ressaltou que está adorando a Cidade. "Sou de São Paulo, e aqui tudo é plano. A Cidade é muito linda e tranquila".

O filme ainda não tem data de lançamento.