Ouvidoria de São Vicente reforça participação cidadã e atende 2 mil solicitações no semestre
Canal fortalece transparência, agiliza respostas da Prefeitura e amplia meios de contato com a população
20/08/2025 - quarta às 11h41Desde que foi instituída no Município, em 2017, a Ouvidoria Municipal de São Vicente se consolidou como um canal efetivo de comunicação entre a população e a Administração Pública. Apenas entre janeiro e agosto de 2025, foram atendidas pouco mais de 2 mil demandas pelo setor.
O canal de comunicação presta um serviço fundamental ao munícipe, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de acesso à informação. Todas as manifestações são devidamente encaminhadas à Administração Municipal, que adota as providências cabíveis por meio de suas secretarias e devolve a resposta ao cidadão.
As principais demandas registradas pela Ouvidoria Municipal refletem a atenção da população com o bem-estar da Cidade, destacando questões como comércio irregular (194), zeladoria (128), atendimento nas unidades de saúde (82), iluminação pública (60), poluição sonora (58) e terrenos abandonados (42). Esses números, além de evidenciarem os pontos que mais mobilizam os moradores, demonstram a confiança da comunidade em utilizar o canal oficial para buscar soluções. A Prefeitura, por sua vez, recebe essas manifestações como um norte daquilo que precisa ser aprimorado, fortalecendo a gestão participativa e aproximando cada vez mais a Administração da população.
"A Ouvidoria Municipal de São Vicente desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e da participação cidadã, pois é o canal de comunicação entre o munícipe e a Administração Pública. É através dela que os moradores podem registrar suas manifestações, sejam reclamações, denúncias, elogios ou sugestões, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços públicos municipais", ressalta a ouvidora municipal, Adriana Pinheiro.
Como acessar a Ouvidoria:
* Presencialmente: Rua Frei Gaspar nº 384, sala 7 – Centro - São Vicente/SP (atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por ordem de chegada)
* Telefone: (13) 3579-1325 / (13) 3579-1326 / 162 (de segunda a sexta, das 9h às 17h)
* Internet: Site da Prefeitura
* Aplicativo: eOuve - Google Play