FISCALIZAÇÃO

Receita Federal em Santos apreende cocaína oculta na estrutura de um contêiner refrigerado

Contêiner vazio desembarcou no porto de Santos procedente da Espanha

20/08/2025 - quarta às 10h56

Nesta terça-feira, 19 de agosto, a Receita Federal identificou a contaminação de um contêiner refrigerado no Porto de Santos durante uma operação de fiscalização de contêineres.

Oito cães de faro participaram da ação realizada no complexo portuário santista: três da Alfândega de Santos, dois da Alfândega de Viracopos e três da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 8ª Região Fiscal (Direp08).

O contêiner estava vazio e um total de 58 kg de cocaína foram localizados na estrutura do contêiner, na área reservada aos componentes de refrigeração.

É importante lembrar que a movimentação de contêineres vazios é um processo fundamental para o comércio global e que envolve o retorno estratégico destas unidades de carga, que busca evitar atrasos e gargalos nos portos e redução nos custos de transporte.

Perícia e investigação a ser conduzida em inquérito policial

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.